Maioria dos passageiros está confiante na retomada das viagens com segurança, diz Iata
Dados de uma nova pesquisa da Associação Internacional do Transporte Aéreo (Iata) revelaram que a maioria dos passageiros está confiante na retomada das viagens com segurança, com direito até a uso obrigatório de máscara no curto prazo. Cerca de 85% dos entrevistados acreditam que as aeronaves são totalmente limpas e desinfetadas, enquanto outros 65% concordam que o ar em um avião é tão limpo quanto uma sala de operação.
Passageiros apoiam fortemente o uso de máscara a bordo
A pesquisa da Iata revelou ainda que 89% dos passageiros acreditam que as medidas de proteção estão bem implementadas e 90% acreditam que o staff das companhias aéreas faz um bom trabalho no cumprimento dos protocolos. Os passageiros também apoiam fortemente o uso de máscara a bordo (83%) e a aplicação estrita das regras (86%), mas a maioria também acredita que a exigência da máscara deve ser encerrada o mais rápido possível.
“Os viajantes reconhecem e valorizam as medidas de segurança implementadas para minimizar o risco de transmissão de Covid-19 durante as viagens. E eles apoiam a continuação dessas medidas enquanto for necessário, mas também não querem que as medidas se tornem permanentes”, disse o CEO da Iata, Willie Walsh.
O relatório também revelou uma certa frustração entre os viajantes em relação aos protocolos Covid-19, regras específicas de destino, requisitos de teste e altos custos de teste, incluindo 70% dizendo que as regras e a papelada que a acompanha eram difíceis de entender. Outros 89% concordaram que os governos devem padronizar as vacinações e certificações de teste e 87% apoiar um sistema digital seguro para gerenciar credenciais de saúde.