Mais uma companhia aérea dos EUA cancela voos por falta de pilotos
A crescente falta de pilotos aptos a atender a demanda de voos comerciais tem se mostrado um desafio para a retomada do transporte aéreo nos Estados Unidos. A Southwest foi obrigada a cancelar centenas de voos por falta de tripulantes com carteira válida para assumir suas funções.
Na última sexta-feira (25), centenas de voos foram cancelados ou atrasados no país. A Southwest responsabilizou as tempestades de verão pelo ocorrido, mas, segundo o site Travel Pulse, a falta de equipe técnica para atender a oferta atual foi a principal causa, potencializada pelas situações climáticas nas principais bases.
No dia seguinte, os mesmos problemas persistiram. Procurada pelo jornal USA Today, a Southwest deu a mesma justificativa. Há pouco mais de uma semana, uma pane sistêmica já havia causado atrasos e cancelamentos.
O problema ocorreu dias depois da American Airlines ter passado pela mesma dificuldade em relação a escassez de pilotos para atender a crescente demanda existente na temporada de verão do hemisfério norte.
As principais companhias americanas têm demorado a responder à alta da demanda por voos, porque pilotos que estavam em licença não-remunerada por conta da pandemia, estão passando por reciclagem em simuladores, antes de voltarem a trabalhar nas cabines, o que leva tempo.
Os centros de simuladores contam com uma oferta limitada de posições para treinamento, projetado para atender a demanda normal existente na pré-crise. Atualmente milhares de pilotos estão sendo enviados para reciclagem de suas habilitações, sobrecarregando os centros de treinamento, que usualmente atendiam dezenas de profissionais por semana, agora passando a ter que atender centenas de aviadores em uma longa fila.