Aeroporto: Julho começa com a retomada do voo diário pela manhã para Campinas e a volta do voo matutino para Guarulhos
Aos poucos a pandemia vai dando trégua para uma volta gradativa do que era considerado normal na malha aérea de Cascavel, a exemplo do que ocorre em todo o País e no mundo. As duas companhias aéreas que operam na cidade confirmaram mudanças para a malha deste mês de julho, que começa hoje (1°) já com a retomada do voo diário para Campinas pela manhã e a volta do voo matutino para Guarulhos, três vezes na semana.
Dessa forma, a movimentação do aeroporto começa hoje pela manhã com a previsão de pouso às 10h40 do voo da Azul vindo de Campinas/Viracopos, com decolagem às 11h25. Amanhã (2), às 10h20, pousa o voo da GOL vindo de Guarulhos, com decolagem prevista para as 11h10.
A mudança na malha aérea representa o retorno gradativo dos voos suspensos a partir do fim do mês de março, com o agravamento do quadro da pandemia. Ainda no mês de junho o cenário apresentou melhora, com a GOL operando voos noturnos para Guarulhos e a Azul realizando voos diários (exceto aos sábados) para Curitiba no período da tarde e à noite para Campinas.
“Com avanço no número de pessoas vacinadas contra a Covid, a demanda de passageiros tem aumentado consideravelmente nas últimas semanas, fazendo com que empresas coloquem mais voos para suprir essa demanda”, explica o gerente de segurança operacional do Aeroporto Municipal de Cascavel, Willian Rafael Cruz.
Confira a nova malha
Azul
– Campinas-SP – Pousa 10h40 – decola 11h25 (Diário)
– Campinas-SP – Pousa 18h40 – decola 19h30 (Segunda, Sexta e Domingo)
– Curitiba-PR – Pousa 15h – decola 16h25 (Diário – exceto sábados)
GOL
– Guarulhos-SP – Pousa 10h20 decola 11h10 (Segunda, Quarta, Sexta)
Retomada gradativa
Este ano, já com novo terminal de passageiros e uma nova estrutura inaugurada em dezembro de 2020, o Aeroporto de Cascavel está fase de recuperação da demanda impactada pela pandemia. Para se ter uma ideia, em dezembro entre embarques e desembarques foram mais de 15 mil passageiros processados, seguida de uma queda de 20% de janeiro a março deste ano, com a média de 12.066 passageiros.
Com o agravamento da pandemia no fim de março de 2021, novamente houve alteração da malha aérea em todo o País, ocasionando a suspensão de alguns voos também em Cascavel, representando nova queda no número de passageiros. Nesse período, o número de passageiros processados baixou para 8.920 embarques e desembarques.
Em maio de 2021 a movimentação voltou a crescer, passando a uma média de 10.531 passageiros processados, quando o Aeroporto Municipal de Cascavel recebeu diariamente um voo para Campinas da Companhia Azul e quatro vezes por semana um voo para Guarulhos, operados pela Gol.
Desde o dia 7 de junho a Azul está mantendo voos diários para Curitiba (exceto aos sábados), o que já representou o atendimento a um pedido da população de Cascavel e região. A média, em junho, ficou em 10.521 passageiros processados entre embarques e desembarques.
“Não tenho medido esforços para tornar nosso aeroporto referência para o Estado do Paraná, e temos tido êxito nos resultados, se considerarmos o cenário nacional da aviação”, registra o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, que reafirma o compromisso de continuar trabalhando para atender as demandas da população que necessita do serviço para realizar compromissos de negócios e lazer.
Movimentação no Aeroporto de Cascavel no ano de 2020, na antiga estrutura
O aeroporto de Cascavel em janeiro de 2020 – antes da pandemia – contava com seis voos diários. A GOL, por exemplo, voava duas vezes ao dia para Guarulhos com o Boeing 737-700, enquanto a Companhia Azul mantinha dois horários para Curitiba, com o ATR-600 e outros dois para Campinas, com o Embraer E195.
No início do mês de março de 2020, a Azul contava com cinco voos diários, sendo dois a Campinas e três para Curitiba, enquanto a Gol mantinha os dois voos diários para Guarulhos.
Antes da pandemia (janeiro a março – 2020) – a média era de 24.400 passageiros processados entre embarques e desembarques.
Entre os meses de abril e junho de 2020, os voos comerciais foram suspensos, retornando em julho, no período de incertezas da pandemia.
De julho a setembro – 2020, a média baixou para 3.400 passageiros processados.
Entre os meses de outubro e novembro de 2020, o número reagiu e
a média subiu para 12.270 passageiros processados, demonstrando o inicio da retomada da demanda, já no processo de migração para o novo terminal.