Conselho de Aeroportos lança orientações para combater comércio ilegal de animais
O Conselho Internacional de Aeroportos (ACI World) publicou orientações para aeroportos no combate ao comércio ilegal global de espécies protegidas de animais selvagens e plantas. O Manual de Combate ao Tráfico de Vida Selvagem da ACI foi desenvolvido com apoio da Usaid Routes (Reducing Opportunities for Unlawful Transport Endangered Species) Partnership. O comércio ilegal de vida selvagem é estimado em um valor anual de até US$ 23 bilhões.
O manual oferece estudos de caso detalhados sobre o trabalho abrangente e estratégias individuais de aeroportos envolvidos neste desafio global e baseia-se na experiência daqueles que têm desempenhado um papel ativo contra o tráfico de vida selvagem. Também fornece orientação aos aeroportos sobre sua função e as opções que podem estar disponíveis para apoiar a ação da indústria.
“O tráfico de vida selvagem é um crime global que pode atingir qualquer aeroporto e requer esforços concertados e uma resposta coordenada globalmente para combatê-lo e proteger as espécies para as gerações futuras. A cooperação com a Routes é a chave para desenvolver e apoiar nossos membros nesta importante tarefa”, disse Luís Felipe de Oliveira , diretor-geral de ACI World.
O documento contém materiais que auxiliam os aeroportos, independentemente do tamanho que tenham ou do loval onde estejam localizados, a fazerem sua parte quando possível. Promove uma abordagem abrangente, que envolve a coordenação com parceiros da indústria (como companhias aéreas) e com agentes da lei (por exemplo, proteção de fronteira e agentes alfandegários).