A Páscoa e o chocolate
Com a proximidade da Páscoa não tem como não lembrar dos ovos de chocolate.
Quer comer chocolate?? Então aprenda a escolher.
Mas, o que tem de bom no chocolate?
O que tem de bom no chocolate é o cacau. O cacau é um alimento rico em vitaminas, minerais e flavonóides (polifenóis) que exercem ação anti-inflamatória e antioxidante que protegem nosso organismo contra os efeitos nocivos do excesso de radicas livres, substâncias que causam o aparecimento de diversas doenças.
Há muitos estudos que sugerem que alimentos ricos em polifenois levam a diminuição de doenças cardiovasculares e hipertensão arterial.
Devido a composição acima citada e ainda vitaminas, minerais, gorduras e fibras benéficas, o cacau se torna em bom alimento capaz de proporcionar um envelhecimento saudável e melhora da beleza da pele, além de todos os benefícios.
A idéia não é recomendar um consumo exagerado de chocolate só porque ele tem cacau na sua composição.
A idéia é recomendar o consumo diário de uma alimentação equilibrada de forma geral, bem definida individualmente e que apresente na sua composição alimentos como o cacau, visto que o mesmo tem tantos benefícios para a saúde.
Já que o cacau é a parte benéfica do chocolate, a idéia é escolher um chocolate que tenha a maior quantidade de cacau possível, ou no mínimo 50% a 70% de cacau, podendo ter até mais.
Mas, também é preciso verificar se o chocolate tem e quanto tem de gordura vegetal e açúcar.
É melhor que o chocolate tenha uma pequena quantidade de açúcar, que não tenha gordura vegetal e aditivos alimentares indesejáveis.
O chocolate, devido à presença do cacau, estimula a produção de serotonina, que é uma substância que melhora o humor. Após derreter na boca ele estimulará a produção de serotonina gerando esta sensação agradável e 30 gramas de chocolate é uma boa porção para ser consumida ao longo do dia.
Alguns chocolates têm castanhas, frutas, gengibre ou pimenta na sua composição, o que melhora ainda mais o valor nutricional, pois terá os benefícios das boas gorduras e também ação antiinflamatória e antioxidante destes alimentos.
Quanto mais claro o chocolate, menor o teor de cacau e maior será a proporção de açúcar e gorduras em sua composição, tornando este alimento muito calórico e gorduroso e, portanto prejudicial à saúde.
O chocolate branco não possui os benefícios apontados acima, pois é feito a partir da manteiga de cacau e não contém as sementes do mesmo.
O chocolate diet deve receber especial atenção pela quantidade de adoçantes artificiais e maior teor de gorduras. Os adoçantes artificiais podem levar ao aumento do peso corporal, além de aumentar a vontade de comer doces.
Uma boa opção de consumo do cacau é usá-lo em pó em preparações culinárias, seja no preparo de um bolo, um sorvete ou até mesmo sobre uma fruta, como por exemplo, banana polvilhada de cacau.
Portanto, se o seu ovo de chocolate na Páscoa for mais bonito do que saudável, consuma com moderação, mas não deixe de incluir no seu dia a dia uma porção de cacau. Sua saúde, beleza e bem estar agradecem.