Moçambique celebra o 7 de Abril, Dia da Mulher moçambicana
Moçambique celebra hoje, 7 de Abril, o Dia da Mulher Moçambicana. Para dar lugar à total celebração desta festa, o Governo decretou feriado nacional. Um pouco por todos os cantos do país, vive-se um ambiente autêntico de festa, de exaltação da mulher moçambicana.
Com efeito, o Governo através do Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos reinaugurou um dia antes desta efeméride, o edifício do palácio dos casamentos da cidade de Maputo. O acto foi presidido pelo ministro do pelouro, Isaque Chande, para quem passar pelo palácio dos casamentos é um sonho de muitas mulheres moçambicanas.
O Dia da Mulher é assinalado numa altura em que Moçambique debate-se com o avolumar dos casos de violência doméstica, cujo modus operandi é violento. São mulheres que queimam os seus parceiros nalguns casos chegando as vítimas a perder a vida.
Entretanto, se existem mulheres que usam a violência para resolver os seus problemas, mulheres há também que usam o diálogo para ultrapassar os diferendos.
7 de Abril é uma data que deve servir de reflexão, afirma Apolónia Seifana, responsável pelo Departamento de Execução de Penas Alternativas à prisão no Serviço Penitenciário de Moçambique.
Por seu turno, o Director Nacional dos Direitos Humanos, Albashir Macassare lamenta a aspiral da violência doméstica no país e que por ser um crime público, deve ser denunciado às autoridades.