Jovem de 14 anos morre de raiva humana 13 dias após ser internado
O adolescente de 14 anos diagnosticado com raiva humana, internado desde o dia 11 de maio na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) do HGR (Hospital Geral de Roraima), morreu na manhã desta segunda-feira (23) na unidade hospitalar. A informação foi confirmada pela Secretaria de Comunicação do Governo do Estado.
O paciente estava em coma induzido, recebendo medicamentos antivirais e sendo acompanhado por uma equipe médica de Roraima, com auxílio de médicos de Pernambuco e Estados Unidos, onde ocorreram tratamentos já ministrados e houve sucesso.
O adolescente foi mordido por um gato e o exame sorológico confirmou a presença do vírus da raiva, com variante 3, transmitido por morcego. A confirmação veio a partir de um exame específico realizado pelo Instituto Pasteur, em São Paulo.
Toda a medicação indicada no tratamento foi fornecida pelo MS (Ministério da Saúde), sendo remédios não comercializados.
Logo que se teve a confirmação, a Sesau (Secretaria Estadual de Saúde), em parceria com o município, além de fornecer 28 mil doses de vacina antirrábica, e por meio da Aderr (Agência de Defesa Agropecuária), disponibilizou 15 médicos veterinários, além de veículos e combustível. O Estado aguarda mais 60 mil doses da vacina, que foram dispensadas pelo MS.
Sobre os primeiros atendimentos dispensados ao adolescente, a Sesau instaurou procedimento para apurar a conduta.
A família do jovem denunciou que pode ter havido erro medico durante o primeiro atendimento na Policlínica Cosme e Silva, e em razão disso ter agravado a situação do jovem, que só foi encaminhado ao Hospital Geral, após uma segunda visita à Policlínica.