Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 28 de Março de 2024

Canadá proíbe retirada de passageiros à força de voos com overbooking

17/05/2017

Em um novo direito conferido aos passageiros, o Canadá não permitirá a remoção de um avião de ninguém que tenha comprado um boleto somente porque o voo teve overbooking, disse nesta terça-feira o ministro dos Transportes, Marc Garneau.

Garneau afirmou que é lamentável o tratamento dado aos passageiros de companhias aéreas reportado recentemente pela imprensa. Segundo ele, isso não será tolerado em nenhum voo que parta do Canadá ou que tenha o país como destino.

A autoridade acrescentou que a nova medida garantirá que os passageiros sejam tratados como seres humanos, não como números.

O anúncio ocorre um mês após um passageiro da United Airlines ter sido retirado à força de um avião em Chicago porque ele não quis ceder seu assento para a tripulação da companhia aérea. A empresa havia ordenado que o homem e outras três pessoas que tinham passagem se retirassem porque havia vendido lugares a mais.

Garneau disse que, se as companhias aéreas não conseguirem que um passageiro desça voluntariamente oferecendo-lhe uma compensação mínima, terão que aumentar o incentivo para isso. Fonte: Associated Press.