Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 20 de Abril de 2024

Air France-KLM escolhe Jean-Marc Janaillac como novo CEO

03/05/2016

Paris, 01 - O conselho da Air France-KLM escolheu oficialmente Jean-Marc Janaillac, que atualmente dirige a operadora de ônibus e trens Transdev, para substituir o atual executivo-chefe da empresa, Alexandre de Juniac, que deverá sair em agosto.

O conselho aprovou uma recomendação feita pelo Comitê de Nomeação e Governança, informou a companhia franco-holandesa, em comunicado. O órgão salientou a experiência de Janaillac no setor aéreo e em negociações com trabalhadores para justificar a decisão.

Juniac deve sair da empresa no fim de julho para se tornar executivo-chefe da Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), que reúne as principais companhias aéreas do mundo.

A mudança ocorre em um momento em que a administração da Air France-KLM está no meio de uma negociação delicada com os sindicatos sobre um programa de redução de custos.

Na Transdev, Janaillac, de 63 anos, liderou difícil negociação com os sindicatos ligados à empresa, nomeadamente com a companhia de navegação com sede em Marselha SNCM. Ele também ocupou uma posição sênior na Air France no fim dos anos 1980 e foi um alto executivo da empresa aérea AOM no fim da década de 1990.

O programa de reestruturação da Air France, lançado por Juniac em setembro de 2014, enfrenta incerteza depois de confrontos com os sindicatos que culminaram em outubro de 2015, quando uma multidão abordou dois dos principais executivos da empresa e rasgou a camisa de ambos na frente de câmeras de TV. O plano busca tornar o grupo mais competitivo para enfrentar a concorrência de empresas de baixo custo e de companhias do Oriente Médio em rápida expansão.