Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Domingo, 19 de Maio de 2024

Anac reforça fiscalização em 12 aeroportos

14/12/2012

 

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) iniciou hoje (13) a Operação Fim de Ano que vai reforçar a fiscalização em 12 aeroportos do país. A estimativa da agência é que 17,4 milhões de pessoas viagem de avião em dezembro, crescimento de 8% em relação ao mesmo período do ano passado.
 
A Operação Fim de Ano vai até o dia 14 de janeiro, com as equipes gerenciais, diretores e superintendentes de plantão durante todo o período. A escala de trabalho das tripulações será acompanhada e os principais direitos e deveres dos passageiros serão divulgados por meio de banners.
 
De acordo com a Anac, as empresas aéreas se comprometeram a reservar aeronaves extras para o período, antecipar as manutenções programadas e reforçar as equipes de atendimento ao passageiro e de check in, além de não praticar overbooking (venda de passagem acima do limite da aeronave).
 
Na operação iniciada hoje, a Anac ampliou a atuação de seis para 12 aeroportos, na comparação com o ano passado, abrangendo os mais movimentados na alta temporada e também os de cidades que receberão jogos da Copa das Confederações em 2013.
 
A fiscalização aumentou nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont (RJ), Congonhas, Guarulhos e Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR).
 
Segundo o ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Wagner Bittencourt, o objetivo é aumentar a presença da Anac para solução de problemas. “A Anac estará fortalecida em número de pessoas, de fiscais. Nos principais aeroportos, haverá 290 pessoas a mais nos aeroportos. Com isso, nós vamos adequar o atendimento ao usuário e esclarecer e resolver possíveis conflitos que aconteçam. A ideia é que estejamos mais presentes para que possamos atender adequadamente a população”.
 
De acordo com a Anac, em dezembro de 2011, o número de voos cancelados e atrasados ficou abaixo do estimado pelo governo, 13% e 3,5% respectivamente. Até novembro deste ano, os índices estão em 10,5% de atraso e 4,6% de cancelamentos.
 
Equipes da Anac estarão disponíveis para atender os passageiros nos aeroportos de Brasília, Guarulhos, do Galeão, Santos Dumont e de Congonhas. As reclamações também podem ser feitas pelo telefone 0800 725 4445, que funciona 24 horas com atendimento em inglês e espanhol, ou pelo site www.anac.gov.br/faleanac.