Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 26 de Abril de 2024

AZUL SOBE 57% APÓS ANUNCIAR ACORDO PARA ALONGAR DÉBITOS

06/03/2023

azul-linhas-aereas-1-848x500

As ações das companhias aéreas disparam hoje, após a Azul divulgar acordo que dará fôlego financeiro para a companhia. A ação da Azul sobe 57%, zerando as perdas do ano.

Já a Gol ganha 30%, mas ainda apresenta perda no ano de 9%. A Azul anunciou ontem acordos comerciais com arrendadores de seus aviões que representam mais de 90% do seu passivo de arrendamento. Com base nesses acordos, os arrendadores reduzirão os pagamentos de arrendamento da Azul relativos à Covid-19 bem como à diferença entre as taxas de arrendamento contratuais da Azul e as taxas de mercado atuais.

Em troca, os arrendadores receberão um título de dívida negociável com vencimento em 2030 e ações precificadas de forma a refletir a nova geração de caixa da Azul, sua melhor estrutura de capital e a redução em seu risco de crédito.

A empresa também anunciou seu balanço do quarto trimestre com um prejuízo de R$ 610,5 milhões, 55,6% maior que o do mesmo período do ano passado, mas com forte crescimento das receitas operacionais, de 19,4%, observa a Ativa Investimentos. A informação da renegociação da Azul beneficiou a ação da concorrente Gol, que também renegocia seus débitos. A empresa de viagens CVC é outra que surfa a onda das empresas de aviação e sobe 18%.