Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sábado, 20 de Abril de 2024

Influenciadores 'decolam' na internet ensinando caminhos para 'caçar milhas'

11/02/2023

Com passagens mais caras e companhias aéreas exigindo cada vez mais milhas nas viagens, tem crescido o número de pessoas que fazem de tudo para acumular pontos. Entre 2019 e 2022 houve um aumento acima de 60% no custo para resgate de passagens com milhas. Mas nem todo mundo conhece os truques para subir a sua pontuação. Pensando nisso, influenciadores digitais têm investido em cursos que ensinam como conquistar milhas de forma fácil e trocar por passagens aéreas, produtos, e até dinheiro.

28a0ff2d-570e-4973-9ce5-1346a0767647-jpg-640x360_q75_box-06619201145_crop_detail

POR NATALIA FURTADO

Viajar com milhas parece um sonho distante para muita gente que não tem tempo ou paciência para entender como conseguir pontos de forma fácil e rápida. Para outras pessoas, já virou rotina.

"Nem lembro a última vez que eu comprei uma passagem aérea em dinheiro. Eu só viajo com milhas."

A consultora de imagem Lívia Pessoa faz de tudo para conseguir acumular pontos e ganhar benefícios com os programas de recompensa. São inúmeras formas de arrecadar milhas. Pelo cartão de crédito, pagando contas, assinando clubes de vantagens, e até comprando voucher nos aplicativos de transporte. Com os preços das passagens nas alturas e as companhias aéreas exigindo cada vez mais milhas, o jeito é correr atrás de dicas e estratégias para conseguir dobrar e até triplicar a sua pontuação.

Segundo levantamento da MaxMilhas, entre 2019 e 2022 houve um aumento acima de 60%, em média, no custo para resgate de passagens com milhas. Para voos domésticos, o aumento foi de 30% até 95% nas principais companhias brasileiras. Já no mercado internacional, o aumento do valor das passagens em milhas foi de 56% a 100%.

Se em 2019 uma pessoa conseguia pegar uma passagem para Lisboa, por exemplo, com 39 mil milhas por trecho, essa mesma passagem pode passar de 79 mil milhas este ano.

Os aumentos acompanharam os preços regulares das passagens aéreas, que enfrentam fortes altas no período. No acumulado dos últimos 12 meses, o setor registrou aumento no preço dos bilhetes de mais de 50%.

Com passagens custando cada vez mais milhas, fica cada vez mais difícil fazer viagens aéreas com pontos para quem não entende muito do assunto. Pensando nisso, influenciadores digitais têm investido, cada vez mais, em cursos que ensinam como aumentar o seu saldo.

Lucas Estevam, do canal Estevam pelo Mundo, começou a dar o curso Viajando com Milhas há cerca de 4 anos, um pouco antes da pandemia. Ele disse que recebia muitas dúvidas sobre como conseguir pontos e chegou a realizar algumas mentorias, mas a procura foi tão grande que ele ampliou o negócio.

A influenciadora digital Thais Tomaz é servidora pública e sempre gostou de viajar. Ela criou a Mentoria de Milhas depois que os seguidores pediram para ela mostrar como conseguia viajar com pontos. Thais montou a primeira turma com 28 alunos. Dez edições depois, mais de 900 pessoas já fizeram o curso. Ela acredita que, mesmo com a inflação no mundo das milhas, ainda é possivel fazer boas emissões se a pessoa tiver conhecimento para acumular mais pontos no seu dia a dia.

A Amanda Macedo foi aluna da Thais. Depois do curso, ela trocou o cartão de crédito, descobriu como juntar mais milhas, e usou o conhecimento do curso para acessar salas vip de aeroportos e trocar pontos por passagens de avião.

Rony Breuel e a mulher Andreia montaram um perfil no instagram, o Vamos com Classe, para mostrar experiências luxuosas de viagens, muitas custeadas com milhas. Ele disse que os próprios seguidores começaram a pedir que o casal mostrasse como era possível acumular tantas milhas para fazer viagens de luxo pagando pouco. O curso começou em 2021 e já teve mais de 1.200 alunos.

Além de viajar, tem quem junte milha para fazer uma renda extra. É o caso do Gabriel Rodrigues. Ele chegou a fazer um curso e também aprendeu a turbinar a sua pontuação vendo vídeos na internet. Gabriel assina clubes de vantagens, já juntou mais de 1 milhão de milhas e usa os pontos para ganhar um dinheirinho a mais.

Se você quer começar a juntar os pontos, fique atento! Os influenciadores Estevam, Thais e Rony dão dicas para quem quer se aventurar no mundo das milhas.