Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 25 de Abril de 2024

Voos de longa distância: 8 dicas para ficar mais confortável

28/08/2022

voos-de-longa-distancia-640x430

Para muitos viajantes, os voos de longa distância significam chegar exausto, não importa a hora do dia em que o avião pousar. No entanto, existem algumas dicas que podem minimizar bastante o cansaço do voo.

1. Durma o quanto puder

Dormir em um voo é a melhor maneira de chegar ao destino o mais revigorado possível. Embora possa ser tentador aproveitar os canais de entretenimento do avião, suas horas sem dúvida serão melhor aproveitadas com os olhos fechados. 

Você pode levar máscara de dormir, travesseiro de viagem e um par de fones de ouvido com cancelamento de ruído para facilitar o seu sono. Dessa maneira, seu voo de longa distância será bem mais revigorante.

2. Exercite-se e tome um banho antes de voos de longa distância

Exercícios e um bom banho antes de embarcar podem facilitar seu relaxamento no avião. Isso porque o excesso de energia pode tornar o tempo gasto preso em um assento de avião ainda mais desconfortável. 

De acordo com o cientista do sono, exercícios e um banho quente são a chave para um cochilo de alta qualidade. Além disso, o exercício antes de um voo pode ajudá-lo a se sentir relaxado na chegada.

3. Vista roupas confortáveis

Vista ou separe na mala de mão uma roupa apropriada para se manter aquecido e confortável durante o voo. 

Encontrar uma posição confortável para sentar naquela poltrona pode ser desafiador. Porém, é ainda mais difícil quando você precisa ajustar um botão, costura, zíper ou um tecido avantajado que gera incômodo. E, mesmo se você estiver vindo de um destino quente, lembre-se que no avião geralmente é frio.

Camiseta, moletom, leggings ou calças largas, meias de compressão e sapatos fechados funcionam muito bem como roupas para vestir dentro e fora do avião, ainda mais num voo de longa distância. Máscaras, meias e roupas íntimas extras também ajudarão você a chegar fresco e preparado se houver um atraso inesperado.

4. Leve lanches de viagem

Nesta nova era de viagens, as opções de alimentação nos voos de longa distância acabam sendo imprevisíveis. Algumas companhias aéreas reduziram seus serviços de refeições a bordo e muitos aeroportos fecharam suas praças de alimentação. 

Por isso, é fundamental que você leve seus próprios lanches. Palitos de legumes, uvas, bolachas ou amêndoas, por exemplo, são ótimas opções para você não ficar com fome. Evite alimentos que precisem de talheres, derramem facilmente ou que tenham cheiro forte.

5. Hidrate-se

Manter-se hidratado em um voo é essencial para que você chegue ao destino revigorado. Enquanto alguns viajantes evitam beber durante um voo para não precisar ir ao banheiro, é recomendado que você beba 240 ml de água a cada hora durante o voo.

A hidratação se estende à pele e aos olhos também. A umidade da cabine é baixa, geralmente em torno de 20%, o que pode ressecar a pele e causar irritação nos olhos. Se você usa lentes de contato, troque-as por seus óculos durante o voo e leve um pequeno frasco de loção hidratante para hidratar a pele.

6. Escolha bem o seu assento

Independente de preferir assento na janela ou no corredor , vale a pena pagar um pouco mais por ele se isso significa que você poderá descansar. 

Certamente, há prós e contras em escolher entre a janela ou um assento no corredor. Em um assento na janela, você não terá que se preocupar com pessoas esbarrando em você ou pedindo para você se levantar para que elas saiam. Você também tem um espaço extra para se apoiar enquanto dorme. 

Já em um assento do corredor, você pode se levantar sempre que quiser, se alongar ou fazer uma pausa para ir ao banheiro sem atrapalhar ninguém. Se puder, evite escolher assentos próximos aos banheiros ou seções familiares de um avião. 

Um upgrade de categoria Econômica para Premium pode trazer um conforto adicional devido ao espaço extra. Quando estiver sentado, evite colocar qualquer coisa embaixo do assento à sua frente para aproveitar ao máximo o espaço para suas pernas.

7. Alongue-se

Ficar sentado por longos períodos de tempo de fato pode diminuir o fluxo sanguíneo. Decerto, isso acaba levando ao inchaço e rigidez muscular. Do seu assento, alongue e gire o pescoço, movimente os ombros, pulsos e tornozelos para evitar dores.

Você também pode se fazer uma pequena massagem nos ombros, pescoço e têmporas para estimular o fluxo sanguíneo. Já que os carrinhos de comida e bebida acordam os viajantes de qualquer maneira, aproveite esse momento para o seu alongamento.

Se você precisar usar os banheiros, adicione uma volta no corredor para um movimento extra. Afinal, voos de longa distância te dão tempo suficiente para tudo isso.

8. Leve um kit de higiene com você

Os últimos dois anos mudaram a forma como viajamos. Embora a maioria das grandes companhias aéreas e aeroportos tenham adicionado medidas extras para o cuidado com a saúde, saneamento e limpeza, não custa redobrar. 

Antes de embarcar no voo, coloque na bagagem de mão máscaras extras, álcool em gel para as mãos e lenços desinfetantes. Limpe os pontos mais tocados, por exemplo: os apoios de braço, a bandeja, o sistema de entretenimento, a área da janela e os botões acima da cabeça.