Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 25 de Abril de 2024

Porto Velho Airport registra aumento de 91% na quantidade de voos

30/08/2022

O número de voos registrados no Porto Velho Airport, terminal aeroportuário operado pela rede VINCI Airport, foi de 4.142 decolagens no segundo trimestre de 2022, o que representa um aumento de 91% quando comparado ao mesmo período do ano passado. Se for levado em conta o período pré-pandemia, o crescimento é ainda maior, pois o terminal registrou um crescimento de 92% em relação ao ano de 2019. No acumulado do ano, o terminal aeroportuário da capital rondoniense contabilizou 7.279 voos, o que representa um aumento de 67% comparado ao mesmo período de 2021 e de 56% em relação a 2019, período antes da pandemia.

Foto: Soma Comunicação

Quanto ao número de passageiros, aos poucos o quantitativo está retomando o patamar do período pré-pandemia, já atingindo 97,9% do número de passageiros de 2019. No segundo trimestre de 2022, o Porto Velho Airport movimentou cerca de 170 mil passageiros, um aumento de 33% em relação ao mesmo período de 2021. Nos seis primeiros meses de 2022, circularam 376 mil passageiros, o que significa um crescimento de 35% na rotatividade de clientes pelo terminal quando comparado ao primeiro semestre de 2021.

De acordo com a CEO da Aeroportos da Amazônia, Karen Strougo, os dados demonstram a retomada da confiança do consumidor pela busca por passagens e refletem os esforços empreendidos na recomposição da malha aérea, afetada durante o período da pandemia. “Vários fatores, inclusive, têm colaborado para o aquecimento do mercado. A retomada da economia no Brasil tem incentivado a busca pela aquisição de passagens aéreas pelo consumidor. Igualmente, as companhias aéreas estão otimistas com o novo cenário, prova disso é que no Porto Velho Airport o número de voos tem crescido consideravelmente a cada período do ano”, analisa.

Sobre a VINCI Airports

Maior operadora privada de aeroportos no mundo, a VINCI Airports administra mais de 50 aeroportos em 11 países na Europa, Ásia e nas Américas. Graças à sua expertise como integradora global, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e gerencia aeroportos, contribuindo com sua capacidade de investimento e know-how em otimizar o desempenho operacional, modernizar a infraestrutura e implantar a transição ambiental. Desde 2016, a VINCI Airports é a primeira operadora global comprometida com uma estratégia ambiental internacional, com objetivo de alcançar zero emissões líquidas de carbono em toda a sua rede até 2050.