Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Quinta, 25 de Abril de 2024

Aeroporto de Passo Fundo pode ser reaberto nos próximos dias

24/02/2022

O Aeroporto Lauro Kortz de Passo Fundo, fechado para reformas há mais de um ano, pode ser reaberto para pousos e decolagens nos próximos dias. A Informação foi confirmada pelo diretor do Departamento Aeroportuário do RS (DAP), engenheiro Leandro Taborda.

Conforme Taborda, não há uma data definida, mas a expectativa é de apenas alguns dias para a liberação e reabertura. Hoje o novo terminal de passageiros está praticamente concluído e a pista pronta há meses. Taborda explicou que ontem (23) uma equipe da Secretaria da Aviação Civil esteve no local acompanhando os trabalhos, além do Corpo de Bombeiros de Passo Fundo e as Companhias Aéreas que vão operar no aeroporto.

Já foi feita uma manifestação de aviação geral, mas a liberação depende da ANAC para o tipo de operação que poderá ser executado no local até que sejam corrigidos problemas em equipamentos . Um dos problemas diz respeito aos equipamentos de orientação importados, chamados de PAPI’S. Os técnicos da fabricante estão em deslocamento com placas e componentes novos para o reparo, que pode também ser concluído em breve, finalizou Taborda.

Extraoficialmente a informação é que todos os esforços são para que, antes da Expodireto, que acontece de 7 a 11 de março, ocorra a liberação para pequenos voos com limitações de horários, por exemplo.