Sindicato dos Aeroviários no Estado de São Paulo
Sexta, 26 de Abril de 2024

Comissárias ficam de roupa íntima em protesto contra condições de trabalho

22/10/2021

http___cdn-cnn_-com_cnnnext_dam_assets_211022095333-screengrab-alitalia-flight-attendant-protest-rome-10-20-2021

A nova companhia aérea nacional da Itália, ITA Airways, subiu aos céus na semana passada, mas nem tudo está bem no terreno da aviação italiana.

Ex-comissários de bordo da Alitalia protestaram esta semana contra a perda de empregos e cortes de salários de uma forma diferente – tirando a roupa.

No Campidoglio – o centro do poder em Roma por cerca de 2.000 anos e cuja praça principal foi redesenhada por Michelangelo – cerca de 50 ex-comissárias apareceram em seus uniformes da Alitalia, depois as removeram para ficarem apenas de roupa íntima. O grupo gritava “Nós somos Alitalia.”

A manifestação foi uma forma de protesto não só contra a perda de empregos, mas também contra os contratos firmados com aqueles que foram contratados pela ITA Airways.

Reclamações sindicais: cortes salariais, perda de tempo de serviço

Os sindicatos dizem que aqueles que ficaram estão recebendo menos. Um comissário de bordo da ITA Airways disse à CNN que, além de receber um corte de salário, eles perderam o tempo de serviço e não são mais informados com muita antecedência onde e quando estarão trabalhando.

O presidente do ITA, Alfredo Altavilla, classificou as ameaças de greve de “uma vergonha nacional”.

Ele diz que o pessoal da companhia aérea concordou com as atuais condições de trabalho e teria comparado suas reclamações com as de um motorista que se olha no espelho retrovisor. “A negociação de contratos está mais do que concluída. Eles estão todos a bordo e assinaram o contrato que lhes enviamos”, disse Altavilla ao Il Fatto Quotidiano no início deste mês.

Poucas coisas mudaram para os passageiros

Dos 10.500 funcionários da Alitalia, apenas 2.800 foram empregados pelo ITA. A nova companhia aérea reteve 52 dos 110 aviões da Alitalia, de acordo com a Reuters. No entanto, ela anunciou planos para uma frota inteiramente nova de Airbus, bem como uma nova pintura e produtos feitos na Itália, desde os uniformes da tripulação até a mobília do lounge.

Para os passageiros que viajam agora, no entanto, pouco mudou. A nova pintura do ITA – azul celeste, para representar as seleções nacionais de esportes da Itália – será introduzida gradualmente, começando nos próximos meses, Altavilla anunciou na semana passada.

E os novos uniformes, ornamentos e acessórios são um trabalho em andamento, com a companhia aérea em negociações ultrassecretas com grandes marcas, disse ele.