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03/07/2019

Azul Linhas Aéreas é autuada por descumprir normas da Anac

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A companhia Azul Linhas Aéreas Brasileiras foi autuada por descumprimento as normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizou diligência no Aeroporto Internacional de Campo Grande na última terça-feira (2),  após os passageiros se sentirem prejudicados pela falta de atitudes da companhia após o cancelamento de dois voos. 

 Durante a diligências foi constatado várias irregularidades em prejuízo dos consumidores e autuou a companhia aérea. Conforme a assessoria, o problema que motivou com o cancelamento de dois voos partindo de Campo Grande, um deles previsto para a 01h00 e o outro para as 02h30, não tendo a companhia aérea se disposto a fornecer opções de realocação rápida e nem mesmo alimentação e hospedagem, de acordo com o que determina a resolução 400/2016 da Anac, gerando aos consumidores despesas extras, uma vez que tiveram de procurar soluções por iniciativa própria.

 Ficou constatado que passageiros esperaram na fila por aproximadamente seis horas, a maior parte do tempo em pé, tendo um dos gerentes da empresa alegado que as pessoas não se deslocariam do local, por isso a dificuldade de oferecer pelo menos alimentação. Em conversa com a fiscalização ele alegou, ainda, ter havido mudanças nas normas da Anac, mas que, mesmo assim, faria a “gentileza” de oferecer alimentação aos passageiros, enquanto se analisava a possibilidade de realocação.

 Os clientes da companhia relataram que  estavam com fome e sem assistência da companhia aérea, inclusive para as crianças. Passageiros se demonstravam inconformados por perderem compromissos assumidos anteriormente. Outros alegavam que perderam conexões, inclusive para voos internacionais.

 Consumidores relataram também que com o cancelamento dos voos, deixaram de participar de congressos e por isso terão prejuízos com hospedagens já pagas em hotéis da cidade de destino, transfer e passeios agendados. Pela falta de informação, alguns passageiros decidiram adquirir passagens em outras companhias aéreas, arcando assim com prejuízo ainda maior.

 Em se falando de “solução”, uma das alternativas oferecidas pela Azul foi a mudança na data da viagem para dois dias, aceita por um dos passageiros diante da argumentação do agente da empresa de que seria o melhor caminho para não ter de permanecer um dia inteiro em viagem sem qualquer assistência com hospedagem ou alimentação. A companhia aérea foi autuada e tem prazo para apresentar defesa.

 
 
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