Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

12/12/2018

TCU diz que regra de cobrança de bagagens tende a ser favorável ao consumidor

BRASÍLIA - O Tribunal de Contas da União (TCU) decidiu nesta quarta-feira que a regra que permite que empresas aéreas cobrem para despachar bagagens não é prejudicial ao consumidor. A consulta havia sido feita no ano passado pela Comissão de Defesa do Consumidor da Câmara dos Deputados no ano passado. Para a Corte, a regra “tende a ser favorável para o consumidor”.

A nova regra está em vigor desde março do ano passado e faz parte da resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A medida foi marcada por disputas judiciais e a cobrança pelo despacho só começou a ser efetivamente realizada a partir de junho. No entendimento do relatório do TCU, relatado pelo ministro Bruno Dantas, a resolução “foi precedida de estudos regulatórios consistentes e de ampla discussão com os interessados, e tende a ser favorável ao consumidor, assim como as demais medidas de flexibilização regulatória setorial”.

 

O relatório alerta, no entanto, que a medida precisa ser mais estudada. “Os efeitos das novas medidas, inclusive eventual impacto sobre o preço das passagens aéreas, ainda precisam, contudo, de mais tempo de implementação para que possam ser melhor aferidos”, afirma.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) afirmou que a decisão do TCU confirma a tendência de que o setor passe a oferecer novos produtos, de acordo com o perfil de cada passageiro. “E agora novas companhias estão chegando ao Brasil a partir de um modelo de negócios mais flexível”, afirmou o presidente da Abear, Eduardo Sanovicz, em nota.

Em junho deste ano — quando a nova regra completou um ano de vigência — a Anac afirmou que só avaliaria o impacto da resolução em 2022. Na ocasião, o gerente de acompanhamento de mercado da associação, Cristian Reis, afirmou que seria “irresponsável” fazer qualquer análise naquele momento.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678