Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

31/07/2018

Mercado de transporte aéreo está em expansão mundial

A exemplo do que aconteceu no último ano, o mercado brasileiro de transporte aéreo comercial está em crescimento em 2018. Para concorrer em um mercado de grande competitividade, as companhias têm exigido, cada vez mais, qualificação e performance dos seus profissionais.

 Para se ter uma ideia do cenário, segundo a Associação Internacional dos Transportes Aéreos (Iata, na sigla em inglês), o mercado da aviação comercial de passageiros registrou alta de 3,5% na demanda ano passado, ante recuo de 5,5% em 2016. “As companhias aéreas voltaram a contratar, o que referenda a expectativa de crescimento do mercado de trabalho”, explica o coordenador do curso superior de Pilotagem Profissional de Aeronaves da Unicesumar, Antonio Carlos Prestes.

 Ele ainda explica que a estimativa global, de que são necessários 620 mil novos pilotos até 2035, de acordo com a Organização Internacional da Associação Civil (Icao, na sigla em inglês), deverá refletir no Brasil nos próximos anos. “Ainda não é a realidade do mercado local porque estamos saindo de uma crise, de vários anos de estagnação. Porém, com a expectativa de aumento nas contratações, quem possui curso superior sai em vantagem”.

 A Icao, que é a agência especializada da Organização das Nações Unidas (ONU), aponta que 80% dos pilotos ainda não foram treinados e o número de voos comerciais e passageiros deverá dobrar nos próximos 15 anos em todo o mundo.

 O coordenador destaca que as empresas aéreas têm colocado como desejável a formação superior em pilotagem. “Acredito que, em algum tempo, isso vai se tornar um pré-requisito para contratação de pilotos. Tenho amigos com muitos anos de experiência que agora estão sentindo a necessidade da formação em um curso superior”. O mercado é competitivo, então a qualificação profissional é a melhor maneira para se sobressair. “Falar inglês fluente, o que antes era tido como um diferencial, agora é essencial para as companhias áreas”, acrescenta Prestes.

 Profissionalização

O tecnólogo em Pilotagem Profissional de Aeronaves da Unicesumar, que atende às prerrogativas do Ministério da Educação (MEC) e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), abriu a primeira turma em 2014 no campus de Maringá (PR). A habilitação permite pilotar aeronaves no transporte de passageiros ou cargas nacionais e internacionais, no aéreo regular - companhias aéreas domésticas ou internacionais - ,ou geral - serviços aéreos especializados, a exemplo da aviação executiva, transporte aeromédico, aerofoto, aeroagrícola, publicidade aérea e ensino.

 O curso é para atuação na aviação civil, com o exercício das funções de piloto em comando e gestão. São comandantes (piloto), copilotos, piloto-chefe, pilotos instrutores, chefes de operações de voo, gerentes de segurança operacional, instrutores de voo, diretores de escolas, aeroclubes e clubes de aviação, diretores de empresas aéreas, instrutores teóricos e práticos na formação e treinamento de novos pilotos ou desempenhar atividades administrativas em empresas aéreas, nas funções de direção, chefe da coordenação de voo, gerente de recursos de equipe voltado para a segurança de voo.

 A formação é dividida em teoria e prática. Para isso, a instituição mantém um Laboratório de Pilotagem de Aeronaves com seis simuladores de voo VFR (Regras de Voo Visual) e um de voo IFR (Regras de Voo por Instrumentos). Ainda de acordo com o coordenador, a prática pode ser exercitada em escola de aviação ou aeroclube homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678