Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

18/01/2018

Ozelame começa a cobrar passagem na hora do embarque

Felipe Nyland / Agencia RBS

 

Com a mudança no sistema de bilhetagem eletrônica nos ônibus da Ozelame, os passageiros têm de pagar a passagem no embarque. Como a implantação começou nesta semana, a operação ainda ocorre apenas parcialmente nas linhas. A projeção da empresa é que o processo esteja concluído até final de maio.

A orientação é que os usuários fiquem com o dinheiro ou com o cartão do vale transporte já em mãos para o pagamento assim que entrarem no ônibus. Aqueles que pagam em dinheiro recebem do motorista um cartão, que será recolhido na hora em que o passageiro passar pela catraca de saída. Já quem utiliza o vale transporte tem de passar o cartão também em dois momentos: quando entra e quando sai do ônibus.

— A gente está investindo em tecnologia para não ficar parado no tempo — explica o diretor da empresa, Júlio Ozelame.

Além disso, o objetivo é reduzir custos. Entre 30% e 40% dos 15 cobradores serão desligados, conforme Ozelame. O restante será mantido para trabalhar em horários de maior movimento e outras atividades, como cuidar do setor de encomendas. Ao mesmo tempo, o diretor afirma que o novo sistema possibilita melhor controle dos passageiros. Um exemplo é que se o usuário pagar passagem para ir até Farroupilha, mas seguir até Bento Gonçalves, para onde a passagem é mais cara, terá de pagar a diferença na hora de descer porque a catraca não será liberada.

Como o usuário terá de pagar a passagem ao embarcar, a expectativa é que o sistema também possa inibir os assaltos em ônibus coletivos, que se tornaram mais frequentes nos últimos dois anos.

Para o futuro, Júlio Ozelame projeta maior integração com empresas que fazem outras linhas com o mesmo formato de cobrança. Ele avalia ainda que será possível implantar inovações, como cobrança por cartão de crédito e programas de milhagem, a exemplo dos utilizados hoje por companhias aéreas.

A Ozelame faz as linhas mais importantes do transporte intermucipal da Serra, ligando Caxias, Farroupilha e Bento Gonçalves, Carlos Barbosa e Garibaldi, além de Nova Roma do Sul e Coronel Pilar. A empresa também faz linhas de Encantado e Roca Sales, no Vale do Taquari. 

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678