Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

21/11/2017

Aviões cargueiros fazem grande operação no Aeroporto Internacional de Porto Alegre

A banda britânica Coldplay fez seu primeiro show no Rio Grande do Sul (RS) e encerrou a turnê no Brasil, levando 59 mil pessoas à Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O destino seguinte dos músicos foi Buenos Aires, onde também se apresentaram, e para transportar todo o equipamento do show, cerca de 180 toneladas, o Terminal de Logística de Cargas  do Aeroporto Internacional de Porto Alegre/Salgado Filho (RS) fez uma força tarefa que durou em 15 horas.

A média mensal do peso movimentado na exportação do Teca de Porto Alegre é de 598 toneladas, o que representa cerca de 20 toneladas por dia. Mas, desta vez, os profissionais do aeroporto fizeram a movimentação de 180 toneladas durante a madrugada e manhã do dia 12/11. Ao todo, foram descarregadas 20 carretas com os equipamentos, que foram acomodados em 76 pallets – plataformas de madeira usadas para movimentação das cargas.

Para o transporte até Buenos Aires, foram necessários dois aviões cargueiros: um Boeing 747-400, da Centurion Air Cargo, e o Boeing 777-200R/F, da Qatar Airways. As aeronaves de grande porte, pousaram e decolaram da pista do Aeroporto Internacional de Porto Alegre de acordo com o planejamento operacional definido.

Cerca de 70 pessoas entre funcionários da Infraero, Receita Federal, companhias aéreas e terceirizados trabalharam para que a operação funcionasse sem falhas. De acordo com a gerente de Negócios em Logística de Carga, do Aeroporto Internacional de Porto Alegre, Gisele Feilstrecker, a eficiência da equipe foi crucial para o sucesso da operação. “Esta ação demonstrou, mais uma vez, que o Aeroporto de Porto Alegre tem capacidade para realizar grandes operações, em pouco tempo, com aeronaves de grande porte. Esse é o resultado de uma equipe forte, planejada, comprometida e que contou com a participação ativa de todos os envolvidos”, explicou.

A presença de aeronaves cargueiras nos aeroportos da Infraero é frequente. No mês passado, o Aeroporto Salgado Filho recebeu duas operações cargueiras do Antonov, vindas da Finlândia. Uma delas foi com o An-124-100, uma das maiores aeronaves do mundo, que trouxe uma carga de 40 toneladas. A outra foi com o An-12, que desembarcou 15 toneladas de equipamentos. A vinda dessas operações foi fruto de negociação entre a Infraero e a Empresa CMPC, que estava utilizando o aeroporto de Campinas para suas operações e transportando, via rodoviária, as gigantescas peças para montagem de uma caldeira, levando até uma semana para que chegassem à sede da empresa, na cidade de Guaíba (RS). Com as operações realizadas no Aeroporto de Porto Alegre a distância diminuiu de 1,2 mil  km para 32 km de estrada, o que trouxe economia para a CMPC. “Essas operações demonstram mais uma vez a capacidade da Infraero em fazer atendimentos regulares e especiais, seja no Salgado Filho ou em outro terminal da empresa no País”, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Negócios em Soluções Logísticas, Edson Nogueira.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678