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08/11/2017

Gol registra lucro líquido de R$ 328 milhões no 3º trimestre de 2017

A Gol Linhas Aéreas Inteligentes anuncia hoje o consolidado do terceiro trimestre de 2017. O resultado líquido no período foi lucro de R$328 milhões, após os minoritários, representando margem líquida de 12,1%. A companhia atingiu receita líquida de R$2,7 bilhões no trimestre, um aumento de 13,2% em comparação ao mesmo período de 2016. No acumulado do ano, a GOL registrou R$7,6 bilhões, incremento de 5,5% em relação aos nove meses do ano passado.

Como resultado de uma estratégia eficiente do negócio, a   empresa relata ainda o lucro operacional (EBIT) de R$327 milhões no 3T17, com uma margem operacional de 12%. Com estes números, a GOL obteve cinco trimestres consecutivos com resultados operacionais positivos. O EBITDA trimestral – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – totalizou R$463 milhões (margem de 17%), melhora de R$143 milhões quando comparado ao mesmo período do ano anterior.

Neste trimestre, o LPA (Lucro Por Ação) foi R$0,94 e o LPADS (Lucro por ADS) foi US$1,49. Além disso, a companhia obteve dois resultados importantes quanto à geração de caixa no trimestre: o fluxo de caixa líquido foi positivo de R$348 milhões e a geração de caixa operacional foi positiva em R$589 milhões.

Operação

 

 

 

 

 
 

 

 

A frota da companhia atingiu o tamanho desejado para 2017 de 120 aviões Boeing 737, com 116 deles em operação e os demais quatro arrendados a uma empresa no exterior. Além disso, a GOL anunciou uma transação de sale and leaseback (venda e arrendamento) com a GE Capital Aviation Services (“GECAS”) de sete aeronaves 737 MAX 8 e 737-800NG.

A expectativa da empresa é melhorar ainda mais essa eficiência com a incorporação das novas aeronaves Boeing 737 MAX 8s, que começam a chegar no segundo semestre de 2018.

A taxa de utilização de aeronaves aumentou para 12,3 horas por dia (7,4% superior ao 3T16), ao mesmo tempo em que se manteve o menor custo do mercado, o que reforça o compromisso da GOL em maximizar a eficiência das operações e oferecer as melhores tarifas para os passageiros. O número de pessoas transportadas teve aumento de 2,2% neste trimestre, assim como a taxa de ocupação que cresceu 0,4 ponto percentual, chegando a 80,2%. No acumulado de 2017 a taxa foi de 79,3%, aumento de 1,8 p.p. em relação aos 9M16.

O Yield – valor médio pago por passageiro por quilômetro voado – subiu 8,6%, resultando em RASK (receita por assento por quilômetro voado) de 22,6 centavos (R$), aumento de 8,3% em relação ao terceiro trimestre de 2016. A tarifa média foi de R$288.

Mantendo a segurança como valor prioritário, a GOL continua dedicada a aumentar sua eficiência. Para tanto, inaugurou no mês de agosto um novo Centro de Treinamento com capacidade para treinar até 400 pessoas por dia.

Excluindo despesas não recorrentes nesse trimestre, o CASK total – custo por assento quilômetro voado, foi de 19,9 centavos (R$), 5% superior quando comparado ao terceiro trimestre em 2016. O CASK ex-combustível recorrente teve aumento de 7%, chegando a 14,1 centavos (R$).

A proposta de valor da empresa permite continuamente a oferta das melhores tarifas e serviços do mercado. O anúncio do aeroporto de Fortaleza como novo hub com a Air France-KLM, por exemplo, levou em consideração potencial econômico e a localização da cidade, não só pela proximidade com a Europa, mas também por estar estrategicamente posicionada em uma região perto de outras capitais do Norte e Nordeste do País. Isso trouxe a oportunidade de oferecer aos clientes conexões mais rápidas e eficientes, tornando os voos desse hub mais atrativos, devido ao menor tempo de viagem.

Além disso, em outubro a GOL anunciou a primeira operação internacional regular com origem no aeroporto internacional de Aracaju, em Sergipe. Atualmente, a companhia possui o maior número de voos para a Argentina partindo de 12 cidades do Brasil.

Experiência do Cliente

A GOL transportou no terceiro trimestre deste ano 8,3 milhões de pessoas, consolidando-se não apenas como líder no número de passageiros, como também em market share no segmento doméstico (36% de acordo com a ANAC para 2017).

A companhia segue focada em oferecer as melhores opções de voo aos clientes com serviços exclusivos e aeronaves novas e modernas. Mais de 55% da frota já conta com bancos em couro ecológico e Wi-Fi a bordo, além do selfie check-in, voos frequentes nos principais mercados, um sistema de rotas integradas, baixas tarifas, GOL+Conforto e a diversificação dos produtos oferecidos no Serviço de Bordo, que atende as mais variadas preferências.

“Mais uma vez renovamos o nosso compromisso de melhoria contínua na experiência do cliente, forte disciplina na oferta de assentos, altas taxas de ocupação, e o incansável controle de custos para gerar melhores resultados operacionais. Assim, obtivemos bons índices, com a margem EBITDA recorrente evoluindo 3,7 p.p. em relação ao 3T16”, diz Paulo Kakinoff, presidente da GOL.

De acordo com a INFRAERO, no 3T17, a companhia manteve a liderança de pontualidade no Brasil, pelo 9º semestre consecutivo, com índice de 95,6% dos aviões decolando no horário, ou seja, mais de 61 mil voos no período. Um dos motivos que caracteriza a GOL como uma empresa comprometida, confiável, que valoriza o tempo das pessoas é a pontualidade e o destaque nesse diferencial vem se consolidando cada vez mais com o foco em planejamento, uniformidade e a eficiência, sem deixar de lado nenhum dos valores corporativos. O compromisso com o melhor atendimento também se comprova com a redução das reclamações de passageiros, que diminuíram para 1,38 por 1.000 pax, assim como a perda de bagagem recuou para 1,93 por 1.000 pax.

Como resultados dessas ações, a GOL foi reconhecida como a marca mais confiável no segmento de companhias aéreas brasileiras, conquistando o prêmio “Marcas de Confiança 2017” promovido pela revista Seleções Readers Digest.

Como mais um reconhecimento da força da sua marca, a empresa conquistou o prêmio “Top of Mind 2017” do Datafolha, instituto de pesquisas da Folha de São Paulo. Esse reconhecimento no segmento de companhias aéreas revela a força da marca na mente dos consumidores.

 
 
 
 
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