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07/11/2017

Aéreas do Reino Unido acusadas de negar direitos a pax

Companhias podem estar tentando confundir passageiros com informações pouco claras

Quase quatro mil queixas foram feitas contra as companhias aéreas do Reino Unido no ano passado, com as empresas acusadas de se esconder atrás da burocracia para negar aos passageiros seus direitos. As objeções sobre voos atrasados, cancelamentos, malas perdidas e passageiros forçados a sair de aeronaves por overbooking foram feitas para uma nova ouvidoria criada para forçar as aéreas a oferecerem um recurso aos passageiros lesados.


O novo corpo, chamado Centro para Resoluções Efetivas em Disputa (CEDR, na sigla em inglês), abrange British Airways, Easyjet, Thomson e Thomas Cook, advertiu que as empresas estavam usando termos e condições desconcertantes para confundir os passageiros.

Em seu primeiro relatório anual, órgão disse que as regras da companhia aérea devem ser "escritas em inglês simples e fáceis de entender pelos consumidores". De acordo com as regras estabelecidas pela Autoridade de Aviação Civil, as companhias aéreas devem oferecer aos passageiros o recurso a um órgão de apelação para se pronunciar sobre as principais queixas.

O CEDR disse que recebeu 3,8 mil queixas até o final de janeiro de 2017. Destas, 2,8 mil estavam relacionadas a atrasos e 508 a cancelamentos. Mais 126 queixas foram feitas sobre o chamado "recusa de embarque", quando as companhias aéreas retiram passageiros de voos lotados ou os relocam em assentos de pior qualidade.

O diretor Administrativo de Produtos e Serviços Domésticos do grupo de consumidores Which?, Alex Neill, disse: "os passageiros que enfrentaram uma interrupção e podem ter planos de viagem jogados no caos não devem ter que saltar através de aros para descobrir quais são seus direitos".

A companhia British Airways e a Easyjet afirmaram que seus termos e condições estão claramente exibidos no site durante o processo de reserva, facilmente acessíveis aos clientes.

 
 
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