Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Notícias

15/08/2017

Air Berlin declara insolvência e deve voar por mais 3 meses

A companhia aérea alemã Air Berlin apresentou um pedido de insolvência nesta terça-feira (15/08), após sua principal acionista, a Etihad Airways, decidir não lhe conceder mais ajuda financeira.

Air Berlin declara insolvência
 
Air Berlin declara insolvência
Foto: Deutsche Welle

A declaração de insolvência pela segunda maior companhia aérea da Alemanha, que tem mais de 8 mil funcionários, forçou o governo a intervir e fornecer um crédito temporário de 150 milhões de euros. Assim, a empresa poderá continuar operando pelos próximos três meses.

 

"Estamos num momento em que várias dezenas de milhares de viajantes estão em pontos turísticos internacionais. Os voos de volta para a Alemanha desses viajantes não seriam possíveis de outra maneira [sem o empréstimo]", disseram os ministérios da Economia e dos Transportes em comunicado conjunto.

No ano passado, a Air Berlin registrou um prejuízo de cerca de 782 milhões de euros, e a empresa acumula dívidas que somam quase 1,2 bilhão de euros.

A Etihad Airways decidiu revogar a ajuda financeira à companhia alemã por não ver "perspectivas positivas". A companhia dos Emirados Árabes Unidos, que detém 29,2% das ações da Air Berlin, disse que a falência foi uma decepção após seis anos de apoio financeiro.

A Etihad argumenta que os negócios da empresa alemã "se deterioraram num ritmo sem precedentes, impedindo que ela superasse desafios significativos e implementasse soluções estratégicas alternativas". A companhia árabe afirmou estar aberta a buscar uma solução comercialmente viável para todas as partes.

A maior companhia aérea da Alemanha, a Lufthansa, está agora em negociação com a Air Berlin para adquirir uma parcela de suas operações como parte de um plano de reestruturação. Em dezembro, a Eurowings, subsidiária d Lufthansa, e a Austrian Airlines chegaram a um acordo para alugar 38 aviões da Air Berlin.

A Air Berlin foi fundada em 1978 e cresceu com o boom das companhias aéreas de baixo custo e com voos de Berlim a Maiorca, na Espanha - popular destino entre turistas alemães.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678