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01/08/2017

Smiles vai vender passagem da Gol fiado; cliente paga 60 dias antes do voo

O cliente do Smiles, programa de fidelidade da Gol, poderá comprar a passagem e pagar apenas 60 dias antes do voo. A reserva pode ser feita com 330 dias de antecedência, mesmo que o cliente não tenha milhas na hora.

"Qualquer cliente pode comprar fiado e pagar depois. Até quem não é cliente do Smiles poderá fazer isso", resume o presidente do Smiles, Leonel Andrade.

Batizada de Viaje Fácil, o programa de venda sem milhas começa nesta segunda-feira (31) nos voos da Gol. A iniciativa já vale para os voos das companhias aéreas estrangeiras parceiras do programa, como Air France e Delta Airlines, desde abril.

Como funciona

Para reservar o voo, o cliente deverá pagar uma taxa de R$ 120. Essa taxa permite que ele reserve um voo de ida e volta para até 9 pessoas. Ele tem até 60 dias antes do voo para fazer o pagamento, que pode ser feito em milhas ou milhas e dinheiro.

Se desistir de voar, o cliente perde a taxa. Mas, se efetuar o pagamento, esses R$ 120 serão revertidos em milhas. O saldo será de 2 mil a 4 mil milhas, dependendo da categoria do cliente no programa.

"Isso inverte a lógica do programa. O normal é primeiro o cliente acumular e depois trocar seus pontos. Agora ele pode primeiro resgatar o prêmio e depois acumular os pontos", explica Andrade.

Uma das razões para a criação do Viaje Fácil foi ajudar o cliente a aproveitar promoções de empresas aéreas, mesmo que não tenha certeza se vai viajar. "A taxa é menor do que o custo de cancelamento de qualquer voo normal", disse Andrade.

Cada cliente poderá ter duas passagens reservadas para pagar no futuro. Quando quitar uma, pode emitir outra.

O Smiles paga a companhia aérea quando o cliente voa. "Não temos risco de crédito", disse.

Segundo Andrade, a taxa de cancelamento observada nos projeto piloto feito com as empresas estrangeiras foi 40% menor do que o normal. "Muita gente emite e traz a milha em seguida".

A Gol representa 90% das passagens aéreas emitidas pelo Smiles e 70% em volume de milhas. O Smiles tem 12 milhões de clientes cadastrados.

Disputa pelos pontos

Com essa iniciativa, o Smiles tenta motivar o cliente a transferir seus pontos do cartão de crédito para o programa. "Eles podem esperar uma promoção e mandar suas milhas nesse momento", disse.

As empresas de milhagem travam uma disputa pelo ponto do cartão de crédito dos clientes. Cada vez em que o cliente transfere seus pontos do banco para a empresa de fidelidade, o banco paga essas companhias. A principal receita dessas empresas vem dos bancos. As empresas fazem várias promoções para tentar incentivar essa transferência de pontos.

 
 
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