Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

10/05/2018

Rita Cortez se tornará a segunda mulher a presidir o IAB ao tomar posse nesta quarta-feira

A advogada Rita Cortez tomará posse como presidente nacional do IAB - Instituto dos Advogados Brasileiros para o biênio 2018/2020, nesta quarta-feira (9/5), às 18h, em solenidade no plenário do IAB (Avenida Marechal Câmara, 210, quinto andar, Centro-RJ), e se tornará a segunda mulher a assumir o cargo em 175 anos de fundação do Instituto. Rita Cortez sucederáTécio Lins e Silva, que ficou quatro anos na presidência, após ter sido eleito em 2014 e reeleito em 2016. Na solenidade, será inaugurado o retrato de Técio na Galeria dos Presidentes. Antes de Rita Cortez, Maria Adelia Campello Rodrigues Pereira ocupou a presidência de 2006 a 2008.

"A luta das mulheres advogadas se confunde com a luta de toda a advocacia por valorização e respeito", afirmou Rita Cortez, ao ser condecorada com a medalha Myrthes Campos, na OAB/RJ, em solenidade comemorativa ao Dia Internacional da Mulher organizada pela OAB-Mulher. A advogada Myrthes Campos foi a primeira mulher a exercer a profissão no País, a partir de 1906. Em seu discurso de agradecimento, Rita Cortez afirmou: "O lugar da mulher é onde ela quiser".

A nova Diretoria do IAB foi eleita na Assembleia Geral Eleitoral (AGE), realizada no dia 11 de abril com chapa única, formada por membros da atual gestão. "Passarei o bastão com a tranquilidade do dever cumprido e de que o trabalho terá prosseguimento", afirma Técio Lins e Silva. A presidente eleita Rita Cortez, que nos últimos quatro anos foi vice-presidente do IAB, diz que a marca da sua gestão será a continuidade e o aperfeiçoamento do trabalho desenvolvido pela atual Diretoria.

"Os avanços alcançados na administração presidida por Técio Lins e Silva são visíveis e marcam a história do IAB, principalmente pela luta travada em defesa do estado constitucional e das liberdades democráticas", ressalta. Segundo a advogada, "a situação atual do País exige atitudes agregadoras na advocacia, como a que levou à formação da Chapa da Diretoria para a eleição no IAB".

A trajetória de Rita Cortez

Formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), em 1976, Rita Cortez é pós-graduada em Direito Publico pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ela foi membro da Comissão de Advogados Empregados da OAB/RJ, de 1983 a 1986, e diretora do Sindicato dos Advogados do Rio de Janeiro, de 1986 a 1991.

A nova presidente também ocupou os cargos de vice-presidente e presidente da Associação Carioca de Advogados Trabalhistas (Acat), respectivamente, nos biênios 1996/1998 e 1998/2000, tornando-se conselheira nata da entidade e representante da Acat junto à Associação Brasileira dos Advogados Trabalhistas (Abrat).

Rita foi, ainda, presidente da Comissão de Relações do Trabalho da OAB/RJ, de 2007 a 2009, e atualmente é presidente da Comissão de Direito Sindical da seccional. A advogada ocupou nos últimos quatro anos o cargo de 1ª vice-presidente do IAB.

A nova Diretoria

A próxima administração do IAB será integrada por Sergio Francisco de Aguiar Tostes (1º vice-presidente), Sydney Limeira Sanches (2º vice-presidente), Adriana Brasil Guimarães (3º vice-presidente), Carlos Eduardo de Campos Machado (Secretário-geral), Arnon Velmovitsky (Diretor Financeiro), Aurélio Wander Bastos (Diretor Cultural), Carlos Jorge Sampaio Costa (Diretor de Biblioteca), e José Roberto Batochio (Orador oficial); os diretores-secretários Antônio Laért Vieira Júnior, Ana Tereza Basílio, Maíra Costa Fernandes, Carlos Roberto Schlesinger e os diretores-adjuntos Eurico de Jesus Teles Neto, Luiz Felipe Conde, Kátia Rubinstein Tavares e Vanusa Murta Agrelli.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678