Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

25/04/2018

Reino Unido homenageia sufragista ao inaugurar primeira estátua de uma mulher na Praça do Parlamento

A estátua da sufragista Millicent Fawcett, líder do movimento que lutou pelo direito ao voto feminino no Reino Unido, foi inaugurada nesta terça-feira, em uma homenagem inédita a uma mulher na Praça do Parlamento, em Londres, que abriga monumentos de importantes personalidades históricas. A ação, nos arredores do Palácio de Westminster, é parte das comemorações do centenário da Lei do Povo de 1918, que deu a algumas mulheres o direito de votar. Os direitos iguais de voto surgiram uma década depois.

A primeira-ministra Theresa May chamou Fawcett de inspiração na batalha contra as injustiças de hoje. Para May, "é certo e apropriado que ela seja homenageada na Praça do Parlamento, ao lado de ex-líderes que mudaram nosso país".

A luta para conseguir votos para as mulheres foi longa e árdua e Dame Millicent estava lá desde o começo — disse May na inauguração. — Durante década após década, diante de uma oposição frequentemente feroz, ela viajou pelo país e pelo mundo, fazendo campanha não apenas para a votação, mas sobre toda uma gama de questões.

A celebração em memória de Fawcett, uma das principais defensoras da igualdade de direitos, marca os 100 anos desde que as mulheres passaram a votar no país. Ela fundou a União Nacional do Sufrágio Feminino e, em 1866, aos 19 anos, recolheu assinaturas para a primeira petição exigindo o direito de voto das mulheres a ser entregue ao parlamento.

A estátua de bronze da artista Gillian Wearing mostra Fawcett segurando uma faixa que diz "coragem chama a coragem em todos os lugares". Nos arredores, há 11 estátuas de estadistas, em sua maioria britânicos, como o primeiro-ministro Winston Churchill, do período da Segunda Guerra Mundial. A praça, que é frequentemente um centro de protesto político, também inclui monumentos ao líder da independência indiana Mahatma Gandhi e ao presidente sul-africano e líder anti-apartheid, Nelson Mandela.



 

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678