Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

15/05/2017

Banco de Leite do ICV faz programação para incentivar doações

“Esta é a primeira vez que me falta o leite. O Banco de Leite é que mantém meu filho alimentado”. A declaração é de Maria Joseneide Santos Macedo, dona de casa, de 20 anos, que teve o terceiro filho há poucos dias. Com o objetivo de manter os estoques do Banco de Leite Zilda Arns em alta, o Instituto Cândida Vargas (ICV) promove, a partir desta terça-feira (16), a Semana Municipal de Doação de Leite Materno. A programação segue até sexta (19), com atividades de incentivo à doação de leite humano na maternidade, além de postos de coleta de frascos em diversas instituições da Capital.

Segundo a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente em Aleitamento Materno, Bruna Grasiele Nascimento, na semana do Dia Mundial de Doação de Leite Humano (19), a importância da doação é lembrada em João Pessoa, no Brasil e em outros 23 países. Em nosso País, as ações relacionadas às doações são conduzidas pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, que é a maior e mais completa do mundo, composta por 211 unidades.

“O aleitamento materno aumenta a qualidade de vida para os recém-nascidos, por isso é importante lembrar que a mãe que tem leite excedente e que se propõe a doar está salvando a vida de um bebê. Muitas mães não querem doar porque acham que vai faltar, mas pelo contrário, é um estímulo para a produção de mais leite. Ela não estará doando apenas alimento, estará doando amor”, afirmou Bruna.

Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial de Doação de Leite Humano tem como objetivo alertar a população de todo o mundo sobre sua importância, aumentar o número de voluntárias e a quantidade de leite coletado e distribuído para os recém-nascidos.

De acordo com Maria Joseneide, foi importante o apoio dos profissionais do ICV para orientá-la. “Eu tenho três filhos e esta é a primeira vez que eu não tenho leite suficiente para amamentar. O apoio do serviço do Banco de Leite me ajudou muito”, completou.

Funcionamento – O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, no Instituto Cândida Vargas, em Jaguaribe, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio, orientações e um serviço de coleta externa, que pode ser acionado através dos telefones (83) 3015-1555 e 3015-1534.

Na rota domiciliar, os profissionais de saúde vão até as residências das doadoras para buscar o leite e deixar mais kits para coleta. O serviço também realiza palestras, oficinas, entre outras atividades de apoio ao aleitamento materno em João Pessoa.

Como ser doadora – Para ser uma doadora de leite materno é necessário, antes de tudo, haver excesso na produção e disponibilidade em doá-lo. Em seguida, as mães precisam fazer um cadastro na Unidade, em que informam seu quadro clínico e o eventual uso de medicamentos.  O leite humano doado só é utilizado após passar por um processo que envolve seleção, classificação e pasteurização.

ICV – O Instituto Cândida Vargas (ICV) é uma referência em maternidade na Paraíba e considerado como um dos melhores hospitais na área no Nordeste. O Instituto oferece desde acompanhamento pré-natal até um Banco de Leite, para os casos da mãe que não conseguem amamentar.

Confira a programação da Semana de Doação de Leite Materno:

Data: terça-feira (16)

Horário: manhã

Atividade: Manhã Atividade lúdica de sensibilização das mães internas para doação de leite materno, após a alta da maternidade. Apoio dos profissionais nos alojamentos conjuntos.

Data: quarta-feira (17)

Horário: manhã

Atividade: Entrega de certificados aos profissionais que participaram do curso de tutores em aleitamento materno do Instituto Cândida Vargas.

Horário: tarde

Atividade: Projeto “Conhecendo quem faz a diferença na vida de muitos prematuros” (momento de descontração no banco de leite Zilda Arns, recebendo a visita das mães com bebês internos na UTIN e UCIN).

Data: Quinta-feira (18)

Horário: manhã

Atividade: Entrega de Certificado, “Empresa Parceira do Banco de Leite Humano” Chiquinho Sorvetes”.

Horário: 15h, no auditório

Atividade: Palestra: Quais os critérios para solicitação de leite humano pasteurizado, RN pré-termo e termo (palestrante Sônia Galiza, Consultora da Rede Ibero Americana BLH).

Data: Sexta-feira (19)

Horário: tarde

Atividade: Campanha de mobilização para promover e incentivar a doação de leite materno nas Universidades de João Pessoa (Unipê, FPB e UFPB).

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678