Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

13/04/2017

Tradicional no almoço de Páscoa, bacalhau ganha receita saudável; aprenda

O bacalhau é um dos peixes mais consumidos durante o período da semana santa e também no domingo de Páscoa. Fonte de gorduras boas, ele também é rico em cálcio, ajudando a prevenir doenças ósseas. O problema é que quando não está fresco - no Brasil, ele é geralmente conservado em sal - o teor de sódio pode aumentar e, consequentemente, agravar o quadro clínico de hipertensos, por exemplo.


De acordo com a nutricionista Juliana Guedes Simões Gomes, do Hospital do Coração (HCor), o bacalhau ainda ajuda no controle do colesterol e ajuda a regular o organismo. “Este tipo de peixe contém ômega-3 e ômega-6, cuja ação no organismo diminui o LDL (colesterol ruim) e aumenta o HDL (o colesterol bom). Ele também é rico em ferro, selênio e zinco, que são indispensáveis para o bom funcionamento do organismo. Porém, antes de consumir, é importante realizar a dessalga, que nada mais é do que retirar o excesso de sal presente no alimento. Quanto menos salgado estiver, mais saudável será”, afirma a nutricionista.

A nutricionista, então, deu uma sugestão saudável de preparo perfeita para o almoço de Páscoa. A receita é a de Bacalhau no Forno com Ervas Finas, mas, antes antes de tudo, ela ensina a dessalgar o peixe para o preparo.

Juliana explica que é preciso colocar o bacalhau em uma vasilha com água fria e colocá-la no refrigerador. As postas menores precisam passar por este processo por, pelo menos, 24 horas, passando por pelo menos três trocas de água. Já as postas maiores precisam permanecer no processo por 48 horas, com ao menos cinco trocas de água.

O processo ainda pode ser feito com leite, que, segundo Juliana, além de dessalgar, deixa a carne mais macia. Ela alerta, porém, que neste processo é imprescindível que o peixe permaneça sob refrigeração.

Os ingredientes
- 1 kg de bacalhau dessalgado
- 4 tomates picados sem peles e sem sementes
- 2 cebolas grandes cortadas em rodelas
- 2 folhas de louro
- 3 dentes de alho amassados
- 2 colheres (sopa) de azeite
- Ervas finas
- 2 pimentões cortados em rodelas
- Sal e pimenta a gosto

O preparo
Depois que o dessalgue for finalizado, coloque o bacalhau em água fervente por 15 minutos e, após isso, escorra a água e desfie o peixe. Depois, aqueça uma panela com azeite e doure a cebola e o alho. Acrescente o tomate, o pimentão, o louro, as ervas finas e a pimenta e deixe reduzir. Após isso, acomode o bacalhau em um refratário que possa ir ao forno e, por cima, despeje o molho. Deixe no forno por 10 minutos e sirva a seguir, acompanhado de arroz branco.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678