Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

09/08/2016

Grupo de mulheres faz ‘mamaço’ para incentivar amamentação em AL

Mulheres fizeram atividade em shopping de Maceió (Foto: Carolina Sanches/G1)

 

Encerrando a Semana Mundial da Amamentação, um grupo de mães, junto com seus bebês, promoveu um “mamaço” na tarde deste domingo (7) em um shopping no bairro de Cruz das Almas, em Maceió. A ação buscou incentivar o aleitamento materno, além de enfatizar o direito das mães de amamentar os filhos em locais públicos.

Uma das mães que participou da atividade foi Marcelle Tanylle Chagas Santos, que levou seu filho de dois anos. Ela participa do grupo Amamenta Maceió e destacou a importância de diminuir o preconceito com a amamamentação em público.

“Já sofri constrangimento várias vezes por amamentar meu filho. Em uma delas, uma pessoa chegou para pedir que colocasse um pano no seio. As pessoas precisam saber que quando uma criança está com fome ela pode mamar em qualquer lugar. O preconceito acaba desestimulando algumas mulheres a amamentar o filho por mais tempo e isso não pode acontecer”, disse Marcelle.

Um das organizadoras do Mamaço e integrante do Amamenta Maceió, Eliana Lira e Silva disse que atualmente as pessoas estão entendendo mais sobre a amamentação, mas o preconceito ainda existe. “O desafio é mostrar que amamentar em local público é um ato de amor e não pode ser visto com conotação sexual porque a mãe precisa ficar com o seio a mostra”, falou.

O ato contou com a participação de profissionais da área da saúde. A nutricionista Elizabete Corrêa, do Banco de Leite da Santa Mônica, destacou a importância da doação de leite materno. Ela disse que durante a Semana do Aleitamento Materno foram feitas várias atividades para sensibilizar as mães a doar.

“Também precisamos de doações de vidros de café para o armazenamento do leite doado. Elas podem ser feitas na Santa Mônica, no Hospital Universitário, na Santa Casa de Misericórdia, no PAM Salgadinho e na Seplag”, informou.

Integrantes do Lions Clube também estiveram na atividade. A presidente, Teresinha Lajes, lembrou que as mobilizações em todo mundo começaram depois que uma mãe foi vítima de constrangimento em um shopping por estar amamentando o filho. “Um segurança pediu que ela se retirasse e essa atitude acabou dando motivação para que fosse criada a Semana Mundial do Aleitamento Materno”, falou.

 

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678