Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

03/11/2015

Outubro Rosa chega ao fim

A edição de 2015 da campanha Outubro Rosa chegou ao fim com ações e mobilização de todas as regionais de saúde do Estado. A iniciativa serve para conscientizar mulheres sobre a prevenção do câncer de mama pelo diagnóstico precoce e o tratamento imediato, evitando mortes pela doença. Aproveitando o mês de outubro, a Secretaria de Estado da Saúde lançou a campanha Mulher de Atitude Cuida de Si, que incentiva hábitos saudáveis, aliando alimentação de qualidade e prática de exercícios físicos. “Queremos que as mulheres reflitam sobre seus hábitos e incluam comportamentos saudáveis na rotina. Atitudes como essa contribuem para o aumento da qualidade de vida”, afirma o secretário da Saúde, Michele Caputo Neto.
Para dar início aos eventos do mês, o Palácio Iguaçu recebeu a exposição fotográfica Ártemis – Deusa, Mulher, Guerreira, em parceria com o Instituto Peito Aberto. A mostra de André Alexandre e Paulo Ras reuniu imagens que retratavam a beleza de quem venceu o câncer de mama. No mesmo dia, o Palácio Iguaçu foi iluminado de rosa. Outros monumentos de Curitiba, como o Jardim Botânico e a Assembleia Legislativa, também receberam iluminação especial. O Clube Atlético Paranaense, além de iluminar o estádio, participou da campanha Escudos pela Vida, ao lado do Paraná Clube e do Operário. Os três times paranaenses entraram em campo com um escudo diferente, que homenageava as vítimas do câncer de mama. A iniciativa, realizada a convite da Secretaria de Estado da Saúde, alertava sobre a doença que mata mais de 14 mil mulheres anualmente no Brasil. 
MAMOGRAFIA – O Outubro Rosa lembrou às mulheres que é preciso fazer pelo menos uma consulta de check-up por ano. O Paraná conta hoje com 135 mamógrafos que atendem pelo SUS nas 22 regionais de saúde. Neste mês, o governador Beto Richa esteve no Hospital do Trabalhador para assinar a abertura do edital de licitação para a construção do Anexo da Mulher e formalizou a entrega de um mamógrafo, que começa a funcionar já em novembro. Cerca de 150 profissionais que atuam em serviços de mamografia da macrorregião leste se reuniram para discutir a qualidade dos exames ofertados no Paraná. O encontro faz parte das ações do Programa Estadual de Vigilância da Qualidade dos Serviços de Mamografia (PEVQSM), que tem a função de avaliar todos os mamógrafos em operação no Estado.
MULHER DE ATITUDE – Mais de 400 mulheres, entre profissionais de saúde, primeiras-damas e lideranças femininas das regiões Oeste e Noroeste do Estado, se reuniram nos Encontros Mulher de Atitude, em Cascavel e Maringá. O evento aproveitou as mobilizações do Outubro Rosa e abordou a prevenção do câncer de mama e de colo de útero e a promoção de estilo de vida saudável.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678