Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

27/10/2015

Mulheres em tratamento de câncer tem Dia de Beleza

O curso de Estética e Cosmética, da UEG Laranjeiras, em ação voltada para o Outubro Rosa, promoveu o Beauty Day. Durante uma tarde, mulheres em tratamento de câncer da mama ou que já superaram a doença receberam atendimento estético e cosmético de estudantes e professoras do curso.

As mulheres participantes são integrantes da Associação dos Portadoras de Câncer de Mama (Apcam). Elas tiveram à disposição uma equipe que ofereceu limpeza de pele, esmaltação de unhas, maquiagem, corte e tintura para cabelos, sobrancelhas e oficina de amarração de lenços.

Em contrapartida, as estudantes e professoras do curso receberam dicas de prevenção sobre o câncer de mama. Em uma prótese mamária as participantes tiveram a oportunidade de treinar o autoexame e, como isso identificar possíveis alterações na musculatura dos seios.

O câncer de mama é o que mais causa morte entre mulheres em todo o mundo, com mais de 1,3 milhão de novos casos por ano e 500 mil mortes anuais, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). No Brasil, as estimativas são de 52 mil novos casos por ano, com taxa de mortalidade de quase 15 mil mulheres.

Resgate da autoestima
Para Gysella Honório, coordenadora do curso, a iniciativa é bastante positiva e a ação da semana passada teve como foco a autoestima das mulheres em tratamento. “Com essa atividade nós queremos resgatar ou ajudar essas mulheres a levantar as suas autoestimas. O tratamento é bastante invasivo e os efeitos colaterais envolvem queda de cabelo e mudanças no corpo que nós sabemos que causam impacto na vida dessas mulheres”, observa.

Maria Nilza Medrado foi uma das participantes da atividade. Para ela, que teve o câncer identificado em 2006, com nova manifestação da doença em 2009, avalia que esse tipo de espaço é bastante significativo para mulheres em tratamento.

“É muito bom esse tipo de atividade. Durante o tratamento eu decidi me tornar voluntária porque era muito bom ter alguém com quem conversar e percebi que esse tipo de atenção é muito importante para quem está nesse momento que é de bastante fragilidade”, afirma. Para ela o dia de beleza proporcionado pelo curso de estética e Cosmética a “deixou nas nuvens. Com a autoestima lá em cima”, confessa entre risos.

Mas a contribuição do Beauty Day não ficou restrita aos tratamentos estéticos. Cinco estudantes do câmpus doaram seus cabelos para a confecção de perucas para a Associação. Entre essas estudantes está Letícia Matias, do primeiro ano do curso.

Para ela, a ação é uma oportunidade de aprender e de fazer algo bom para outras pessoas. “A iniciativa é bastante bonita. Eu sei, como mulher, como o cabelo mexe com a autoestima. Por isso decidi cortar e doar o meu. Eu penso que deve ser difícil para essas mulheres se olharem no espelho sem os seus cabelos”, observa.

Segundo ela “cabelo cresce” e por isso resolveu doar os seus para a confecção das próteses. De acordo com a professora Gysella, com a quantidade de cabelo doado será possível confeccionar duas perucas.

Laço da campanha
Nesta terça-feira, dia 27, os servidores da reitoria da Instituição irão se reunir para formar o laço da campanha. Neste ano a ação programada integra o Outubro Rosa e também o Novembro Azul, que visa a conscientização dos homens em relação ao câncer de próstata.

A equipe da Coordenação Geral de Comunicação pede que as mulheres vistam azul e os homens rosa para que seja feita uma foto do laço, símbolo da campanha, e irá receber doações de roupas e acessórios para serem doados ao Hospital Oncológico de Anápolis.

- See more at: http://www.goiasagora.go.gov.br/mulheres-em-tratamento-de-cancer-tem-dia-de-beleza/#sthash.nnXVterN.dpuf

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678