Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

09/10/2015

Campanha de prevenção ao câncer de mama será permanente em Natal

A campanha permanente de prevenção ao câncer de mama no âmbito de  Natal está em curso, após ter sido lançada pelo prefeito Carlos Eduardo dentro da programação do Outubro Rosa. Durante todo o mês de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizará uma série de atividades nas unidades de saúde voltadas a essa prevenção e à promoção da saúde da mulher, com ênfase no alerta para evitar o câncer de mama, objetivos do Outubro Rosa.

Além das ações pedagógicas como palestras e distribuição de material informativo a respeito da importância do diagnóstico precoce da doença, a SMS firmou um convênio com o grupo Reviver Natal para oferecer, durante a campanha deste mês, mamografias nas quatro regiões cidade. Duas unidades móveis estão circulando em vários pontos da capital potiguar com o objetivo de ampliar o acesso ao exame de mamografia paras pessoas que compõem o grupo de risco da doença (mulheres acima de 40 anos e indivíduos que possuem a predisposição genética para o câncer).

A campanha Outubro Rosa é um movimento popular voltado à conscientização e envolve todos os órgãos públicos e privados. As Unidades de Saúde dos cinco distritos sanitários de Natal estão realizando em alusão a data diversas ações voltadas à promoção e à sensibilização da saúde, também com ofertas de exames de mamografia e de prevenção ao câncer de mama e colo do útero, distribuição de material informativo, vacinas do HPV, teste de sífilis, HIV e hepatites, roda de conversa, exposição dialogada, caminhadas, atividades físicas, avaliação nutricional, café da manhã e apresentações culturais.

Ainda na agenda do Outubro Rosa em Natal, está sendo realizada em parceria com o Sesc-RN uma campanha de doação de lenços para as mulheres em tratamento quimioterápico. O Sesc e outros parceiros estão engajados nesta ação que propõe renovar a auto-estima das mulheres. No próximo dia 18, a campanha continua com uma caminhada e uma série de ações no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, alertando sobre a prevenção do câncer de mama e, no dia 25, será a vez da população da Zona Norte participar de uma caminhada na avenida Itapetinga, em uma parceria da Prefeitura do Natal com os grupos Reviver, Despertar e Rede Feminina.

Atendimento com mamografias em unidade móvel: parceria da Prefeitura com grupo Reviver Natal (Foto: Assessoria/Grupo Reviver Natal)Atendimento com mamografias em unidade móvel: parceria da Prefeitura com grupo Reviver Natal (Foto: Assessoria/Grupo Reviver Natal)

Para Carlos Eduardo, a Prefeitura tem o dever de apoiar campanhas voltadas para a preservação e defesa da vida, como é o caso do Outubro Rosa. Principalmente, quando envolve as vidas das mulheres, que são a base da maioria das famílias. “Quando uma mulher descobre a doença, toda a família é afetada. Infelizmente, ainda falta muita conscientização da população a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama. A incidência da doença é muito alta e nós vamos trabalhar incansavelmente para diminuir esses índices. Agora em outubro de uma forma mais forte, já que o mês é dedicado ao tema, mas iremos continuar com as ações preventivas até o fim de nossa gestão”, assegura o prefeito.

O secretário municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, reforça a preocupação da Prefeitura em alertar as mulheres sobre a importância das ações preventivas como o auto-exame, a realização de uma mamografia por ano, além dos cuidados com a saúde. O titular da SMS revelou que são marcadas, em média, 2.500 mamografias por mês em Natal, mas quase 30% das pacientes não comparecem para fazer o exame e isso traz um prejuízo enorme. “Queremos reverter esse quadro para ampliar o índice de sucesso no tratamento, uma vez que, se o câncer for detectado em seus estágios iniciais, as chances de cura ultrapassam os 90%”, justifica o secretário.

Além das atividades voltadas para a prevenção ao câncer de mama, o prefeito Carlos Eduardo elenca alguns investimentos que a gestão municipal vem realizando para ampliar e melhorar a capacidade de atendimento da rede pública de Natal como um todo. Ele lembrou que, de 2013 para cá, a cidade ganhou a Unidade de Pronto-Atendimento da Cidade da Esperança e vai ter mais duas UPAs, uma no bairro Potengi (Zona Norte) e outra no bairro Pitimbu (Zona Sul). Além disso, está prevista para as próximas semanas a inauguração do Hospital Público Municipal, que será aberto à população totalmente equipado e com a capacidade de mais de 23.000 atendimentos mensais. Também fazem parte dos investimentos na rede municipal de Saúde a reforma, ampliação e construção de unidades básicas nas quatro regiões da cidade.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678