Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

08/10/2015

Secretaria de Saúde alerta para a importância do Outubro Rosa

Idealizado nos Estados Unidos na década de 1990, o Outubro Rosa tem como principal objetivo conscientizar a sociedade e principalmente as mulheres sobre a importância da prevenção e da intensificação dos cuidados com si mesmas além de alertar para os perigos do Câncer de Mama.

No município de João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através da área técnica da saúde da mulher, realiza ações de prevenção ao câncer de mama ao longo de todo o ano, mas durante esse mês as ações estão sendo intensificadas nas unidades de saúde. As atividades acontecem nas unidades de saúde da família (USF), assim como nos serviços especializados, através de palestras, rodas de conversa, estímulo ao autoexame e à mamografia.

A coordenadora da área da saúde da mulher, Tânea Lucena, explica que é no mês de outubro, através das ações do Outubro Rosa que as mulheres mais procuram os serviços de saúde. “É durante o Outubro Rosa que atingimos nosso máximo de mamografias ofertadas, ou seja, realizamos todas as mamografias que ofertamos na rede, o que é uma pena já que a doença não existe apenas nesse mês. É como se a doença ficasse esquecida e fosse lembrada apenas em outubro, infelizmente o câncer de mama pode aparecer em qualquer época do ano”, comenta a coordenadora.

Tânea Lucena alerta ainda sobre a importância da mulher conhecer seu corpo para saber o que é ou não é normal em suas mamas. “Ao identificarem alterações suspeitas, devem procurar imediatamente um serviço de saúde para avaliação profissional, além disso, é recomendado que a mulher faça seus exames de rotina, pois eles ajudam a identificar a doença antes dela começar a apresentar os sintomas”, disse.

“São inúmeros os casos de mulheres que tiveram seu diagnóstico durante as atividades realizadas no Outubro Rosa, alguns foram precoces, outros já nem tanto, por isso a importância de estar sempre fazendo seus exames e não ter medo dos resultados. Câncer de Mama tem cura e quanto antes for diagnosticado a doença, maior as chances de sobrevida da mulher. Vale lembrar ainda que, autoexame não substitui a mamografia ou a ultrassom mamária. Esses exames devem ser feitos ao menos uma vez por ano”, ressalta Tanea Lucena.

Mamografias – De acordo com a área técnica de Saúde da Mulher da SMS, foram realizadas 10,1 mil mamografias na Rede Municipal de Saúde no período de janeiro até agosto de 2015. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias.

Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

A mamografia é uma exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.

Câncer de Mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos.

A coordenadora da saúde da mulher do município alerta também para o fato de que o câncer de mama não acomete apenas mulheres. Mesmo sendo baixo o índice, 1% dos homens também sofre com a doença e devem fazer o autoexame e a mamografia.

O que fazer para se cuidar – A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS orienta que hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama, mas também outras doenças. “É importante se alimentar de frutas e verduras, praticar atividade física regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, disse.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678