Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

05/10/2015

Campanha contra o câncer de colo de útero começa em Ji-Paraná

Terá início amanhã, sábado (03), na rede básica municipal de saúde de Ji-Paraná a Campanha de Combate ao Câncer de Colo de Útero, para mulheres com idade entre 24 e 65 anos. O objetivo da Secretaria Municipal de Saúde (SEMUSA) é realizar a conscientização quanto à necessidade de realizar o exame Papanicolau, periodicamente, para detectar de forma preventiva alguma possível alteração e já iniciar o tratamento.


A campanha acontecerá do período de 03 a 09 de outubro, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), que funcionam das 07h30 às 17 horas. Durante a semana acontecerá atendimento no período da noite, entre as 18h30 e 21 horas, nas UBS's do BNH e 02 de Abril.


Para realizar o exame as mulheres precisam obedecer alguns condicionantes: três dias antes da coleta não poderá estar menstruada, não deverão ter mantido relação sexual, não podem ter usado creme vaginal, espermicida ou ainda ter realizado ducha vaginal. 


Só este ano a SEMUSA já realizou 4.800 coletas de preventivo e desse total 27 apresentaram alteração, o que não quer dizer que foi comprovado câncer. A partir desta alteração, as pacientes são encaminhadas para atendimento especializado, onde receberão o devido tratamento.  


"Não deixem de comparecer a uma Unidade Básica de Saúde durante este período de campanha, pois estamos com equipes especialmente preparadas para atender toda a demanda. É muito importante que este exame seja realizado anualmente ou de acordo com orientação médica, pois quanto antes for detectada alguma alteração, mais eficiente será o tratamento", explicou o enfermeiro Scharley Cristiano. 


O que é o câncer de colo de útero?  
O câncer do colo do útero, também chamado de cervical, é causado pela infecção persistente por alguns tipos (chamados oncogênicos) do Papilomavírus Humano -  HPV. A infecção genital por este vírus é muito frequente e não causa doença na maioria das vezes.

 

Entretanto, em alguns casos, podem ocorrer alterações celulares que poderão evoluir para o câncer. Estas alterações das células são descobertas facilmente no exame preventivo (conhecido também como Papanicolau), e são curáveis na quase totalidade dos casos. Por isso é importante a  realização periódica deste exame.Esta enfermidade é a terceiro tipo de tumor mais frequente na população feminina, atrás do câncer de mama e do colorretal. É também a quarta causa de morte de mulheres por câncer no Brasil.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678