Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

18/09/2015

Campanha de vacinação contra HPV terá programação nas escolas

A vacinação, em conjunto com as ações já executadas para o rastreamento do câncer de colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

O Ministério da Saúde iniciou a Campanha Nacional de Vacinação contra o HPV no ano de 2014, com o objetivo de imunizar 80% das adolescentes de 11 a 13 anos, esta estratégia possibilitou reforçar as ações de prevenção do câncer de colo do útero. A vacinação, em conjunto com as ações já executadas para o rastreamento do câncer de colo do útero, possibilitará prevenir a doença nas próximas décadas.

No ano de 2015 a oferta da vacina foi ampliada para meninas na faixa etária de 9 a 11 anos, a vacina também será ofertada para mulheres de 14 a 26 anos de idade vivendo com HIV. Esta população foi incorporada devido às complicações decorrentes do HPV em portadores do HIV ou AIDS.

Devido a sua alta incidência e mortalidade, o câncer de colo do útero é um importante problema de saúde pública, desta forma, entre as estratégias de prevenção, a mais utilizada além da detecção precoce é a vacinação, o uso de preservativo e atividades educativas. Estimativas mundiais apontam que aproximadamente 530 mil casos novos e 265 mil mortes por câncer do colo do útero, sendo 88% desses óbitos nos países desenvolvidos.

No Brasil, o câncer do colo do útero é o terceiro tipo mais freqüente de câncer que acomete as mulheres, por ano apresenta uma incidência de 5.264 vitimas fatais do agravo. O câncer de colo do útero manifesta-se a partir da faixa etária de 25 a 29 anos aumentando seu risco até atingir o pico nas idades de 50 a 60 anos. O Ministério da Saúde estabeleceu a faixa etária de 9 a 11 anos para 2015, pois a vacina é altamente eficaz nas meninas não expostas ao tipo de HPV inserido no imunobiológico, introduzindo a produção de anticorpos em quantidade dez vezes maior do que a encontrada em infecção naturalmente adquirida num prazo de 2 anos.

A vacinação deve ser realizada nos postos de saúde e nos dias agendados na escola.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678