Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

03/08/2015

Semana da Amamentação chama atenção para os direitos das mulheres

Comemorada do último sábado (1º) até a próxima sexta (7), a Semana Mundial de Amamentação deste ano tem o tema "Amamentação e Trabalho", chamando a atenção para os direitos das mulheres. É que muitas mães deixam de amamentar no fim da licença-maternidade. No entanto, o leite materno, que é recomendado pelo Ministério da Saúde até pelo menos os seis meses de vida da criança, previne contra doenças e reduz o risco de alergias. Além disso, amamentar também faz bem para as mães, sendo um método anticoncepcional nos primeiros meses pós-parto e auxiliando na prevenção ao câncer de mama.

Como mostrou o Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (3), o direito da amamentação após a volta ao trabalho é garantido por lei. De acordo com a auditora fiscal do trabalho Felícia Mendonça, a lei garante dois intervalos de meia hora para amamentação, que podem ser juntados. Segundo ela, a determinação dos horários depende da flexibilidade da empresa. "É preciso que os empregadores tenham compreensão do momento na vida das mulheres. Essa flexibilidade é importante para que a mulher diga qual a melhor condição para ela manter a amamentação", afirma.

Mendonça também aponta que as mulheres que tenham dificuldades para usufruir desse intervalo podem comparecer à Superintendência do Trabalho, no Recife. "Temos duas formas de garantir [o direito]: tanto por fiscalização quanto por mediação. A gente chama a empresa para explicar melhor o que diz a lei e qual é a garantia dessa mulher", diz a auditora.

Atividades
A Semana Mundial da Amamentação, que acontece em 120 países, busca incentivar o aleitamento materno para os bebês. Para comemorar a data, em Pernambuco, haverá palestras educativas, rodas de diálogo, oficinas e ações de promoção ao aleitamento em várias unidades de saúde. Confira a programação completa, no Recife..

Nesta segunda (3), a abertura do evento será na sede da Secretaria Estadual de Saúde, no bairro do Bongi, Zona Oeste da capital. Os hospitais estaduais que possuem banco de leite também terão ações de sensibilização à causa. Entre as atividades, haverá tarde de mamaço no Shopping Difusora, em Caruaru, na quarta-feira (5), além de outras atividades, como as ações recreativas no Hospital Barão de Lucena, no Recife, também na quarta.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678