Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

10/06/2015

Dia dos Namorados tem ação contra a Aids em Dourados

Para lembrar a importância da prevenção, o Dia dos Namorados comemorado na sexta-feira, dia 12, terá ação de combate à Aids realizado pela Prefeitura de Dourados através da Secretaria de Saúde. As atividades serão das 8h às 12h na praça Antônio João.

“A prevenção é melhor caminho para a qualidade de vida, por isso a administração do prefeito Murilo tem um importante trabalho voltado não só à melhoria no atendimento oferecido quando o usuário precisa do tratamento, mas também de conscientização para que ele possa evitar doenças”, explica o secretário de Saúde, Sebastião Nogueira.

Durante a ação, a equipe da Saúde realizará abordagens na praça com entrega de material de informativo. As pessoas ainda serão convidadas a procurar o Programa Municipal DST/Aids e Hepatites Virais para a realização do teste rápido para constatar a presença do vírus e tão logo iniciar o tratamento se este for detectado.

Apesar das atividades atingirem a todos, o maior foco será a abordagem aos jovens, já que eles são maioria entre os casos detectados de HIV. Dos 32 confirmados este ano, pelo menos 13 são entre pessoas de 21 a 30 anos de idade, ou seja, os jovens correspondem a 40% dos registros.

Estudo realizado pelo Ministério da Saúde aponta que a população sabe que precisa usar o preservativo. Mas, a maioria não coloca em prática, por isso é tão importante o trabalho de conscientização sobre a importância de seguir essa recomendação.

Os preservativos são distribuídos gratuitamente em todas as unidades básicas de saúde da família e também na sede do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais. Já o teste rápido é feito no Programa de forma sigilosa e gratuita.

“Hoje Dourados possui um estrutura preparada tanto para oferecer métodos de prevenção, quanto para o diagnóstico e tratamento de doenças sexualmente transmissíveis”, lembra o secretário.

O diagnóstico precoce é essencial, já que os avanços existentes hoje permitem que os pacientes vivam por muitos anos com a Aids. Mas, é preciso lembrar que a doença não tem cura, a vigilância é pela vida toda e, por isso, é tão necessário prevenir.

Serviço – Para ter acesso a preservativos, realizar teste rápido ou se informar sobre o tratamento, qualquer pessoa pode procurar o Programa Municipal DST/AIDS e Hepatites Virais. O órgão fica na rua dos Missionários, nº 420, no bairro Jardim Caramuru. O telefone para contato é o (67) 3423-8622.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678