Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

18/09/2014

Neópolis realiza Mutirão da Saúde da Mulher

A Prefeitura de Neópolis, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove até hoje (17) o Mutirão da Saúde da Mulher. A ação, que começou na segunda-feira (15), tem o objetivo de prevenir o câncer de mama e de colo do útero e é feita em parceria com o Ministério da Saúde, através de um mamógrafo móvel. Os trabalhos também envolvem palestras educativas para as pacientes assistidas.

Os exames de mamografia são disponibilizados para mulheres entre 50 e 69 anos, idade que os indicadores de saúde apontam maior probabilidade da doença. Já os exames de lâmina, são para as que possuem entre 25 e 59 anos, com vida sexual ativa. Com a prevenção temos a chance de não deixar o câncer se propagar, principalmente em mulheres de idade mais avançada, com o risco de apresentarem sintomas avançados, afirma a secretária municipal de Saúde, Conceição Vasconcelos.

O alto custo da mamografia é um dos fatores que contribuem para inibir a procura por estes exames na rede particular. Outro fator é a questão da distância, já que a maioria dos consultórios que disponibiliza o serviço está localizada na capital. A previsão é de contemplar cerca de 500 mulheres do município. 

Dona Lenalva Matias, de 70 anos, que é moradora do povoado Pindoba e faz consultas anuais de mamografia, afirmou que acha bem mais prático ter o mamógrafo disponível na sede do município, já que antes tinha de ir à Aracaju para fazer a consulta. “Soube do mutirão pelos agentes de saúde e achei bem mais cômodo. Além de ser próximo, o transporte nos leva até a cidade para fazer a consulta e depois nos deixa em casa

novamente”, elogiou a moradora.

Segundo a assessora municipal de Saúde, Zuleica Mota, apenas em casos mais graves as pacientes são encaminhadas para o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism) na capital sergipana, através de transportes disponibilizados pela SMS.

O evento é uma prévia do Outubro Rosa, mês focado em intensificar a luta contra o câncer de mama e de colo do útero. Mesmo sem nenhum sintoma, é recomendável fazer os exames preventivos anualmente, a fim de não encontrar as doenças em um estágio mais avançado.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678