Newsletter
Cadastre-se e receba nossas informações
Nome
E-mail
Digite o código abaixo
 
 
Redes Sociais
   
 
Filiado à
 
 
 

Espaço Mulher

29/04/2014

'Nunca pensei em ser a melhor do mundo', diz Helena Rizzo

Eleita a melhor chef mulher do mundo pela revista Restaurant em 2014, Helena Rizzo foi a representante do Brasil durante a premiação dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo, realizada na noite da última segunda-feira (28), no Guildhall, em Londres, capital da Inglaterra. “Não sou e nunca pensei em ser a melhor chef mulher do mundo, especialmente porque esse é um julgamento difícil de se fazer. Cada um de nós pode ser o melhor em uma situação específica, em um certo tempo para uma certa pessoa”, disse ela ao Terraapós a premiação.

Helena subiu ao palco da cerimônia para receber o prêmio Veuve Clicquot, enquanto seu restaurante Maní, localizado em São Paulo, mais uma vez esteve presente na lista dos melhores estabelecimentos do mundo, subindo 10 posições em relação à sua estreia na compilação em 2013, com o 36º lugar. “O prêmio de melhor chef mulher da América Latina atraiu uma clientela diferente daquela que geralmente frequenta o restaurante. É legal receber novas pessoas e clientes de diferentes partes do mundo”, contou.

Para ela, os segredos para subir 10 posições no ranking foram respeito pela equipe e muita dedicação. “As razões pelas quais acredito que o Maní tem sido um sucesso até hoje são o conceito e a etos por trás de nosso restaurante, que foi sonhado e construído por um grupo de amigos. Pedro Paulo e Fernanda Lima são os investidores. Há também a Giovana, que cuida do front of house, e Rafa, gerente de operações, além de Dani e eu na cozinha. Gerenciamos o lugar dia a dia. Além do amor e dedicação que todos nós colocamos no restaurante, o fato de que nós respeitamos e acreditamos uns nos outros contribui massivamente para o sucesso do Maní. Isso tem sido essencial”, justificou.

Helena Rizzo, que jamais havia pensado em ganhar o título, espera que o prêmio possa atrair os olhares para o trabalho das mulheres na cozinha. “Significa muito pra mim o reconhecimento do trabalho que eu, Dani e todo time vêm fazendo. No Maní tentamos fazer nosso melhor todo dia, às vezes erramos, às vezes acertamos... Espero que esse prêmio faça com que o mundo gastronômico abra seus olhos para o trabalho de chefs mulheres e para as cozinhas maravilhosas que temos no Brasil”.

Colecionando mais um troféu na prateleira, Helena ainda adiantou ao Terra quais são seus próximos planos para este ano e 2015. “Estamos lançando o livro de receitas do Maní que conta a história do restaurante até hoje, incluindo amizades, encontros, os pratos e inspirações. Estou me divertindo criando esse livro, vendo nosso trabalho ao longo dos anos ajuda a entender o que fizemos até agora e onde queremos chegar. Também estamos abrindo um restaurante novo em São Paulo, será no terraço de uma incrível livraria que nós temos na cidade. Haverá uma cafeteria com sanduíches, tortas e deliciosas guloseimas. Será uma culinária simples focada em torno dos ingredientes e o chef será Marcelo Almeida, que tem trabalhado conosco do Maní há 6 anos”, finalizou.

 
 
Parceiros
SINDICATO DOS AEROVIÁRIOS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Av. Washington Luis, 6979 - Santo Amaro - CEP 04627-005 - São Paulo / SP
Fone (11) 5536-4678